Quem sou eu

Minha foto
Porque somos feito as estações, sempre mudando...

quarta-feira, 30 de novembro de 2022

"Retorno por aqui e pelos espaços amigos com saudade das interações que esse cantinho me proporciona.

Te ofereço uma cadeira ao meu lado e uma xícara de chá, ou então, se preferir, uma taça de vinho.

O importante é que se sinta a vontade aqui e esteja disposto a me ouvir um pouquinho."

                           UMA PAUSA NO CAMINHO

Na minha última postagem eu falei que havia um silêncio interno e uma necessidade de me aquietar. Não sabia quanto duraria, mas no meu íntimo acreditava que logo esse silêncio seria rompido pelo gosto que tenho em escrever. Não foi o que aconteceu.

Algumas pessoas próximas me perguntaram quando eu voltaria a escrever por aqui e sinceramente eu não fazia ideia, nem de quando e nem sobre o que.
Dentro havia um desejo de observar, sentir, viver. Silenciosa e em atenção plena.
E tanta coisa aconteceu por dentro e por fora de mim. Algumas coisas muito boas e outras nem tanto, teve risos, mas também teve muito choro. 
E o silêncio ali, me habitando.

Estava passando por uma rotina estressante, me dividindo entre muitos espaços e afazeres. Resolvendo pendências que não eram minhas, fazendo tarefas que não me pertenciam. 
Confesso que essa é uma grande habilidade que tenho, resolver coisas que não me pertencem.
Sou expert em parar o que estou fazendo para "prestar um favor" ao outro, principalmente se esse outro for alguém muito próximo ao meu coração.

Talvez seja esse o avesso do afeto, o emaranhado do sentir. Estar no lugar de doadora a maior parte do tempo (o ego nos prega peças e nos faz achar que damos conta e que o outro não consegue sozinho) com isso, também impossibilito o outro de crescer e fazer por si. 
Mas, (sempre tem um mas) é difícil perceber isso quando estamos fazendo para alguém que é próximo e a quem queremos tanto bem.

No meio disso tudo, tive a feliz oportunidade de sair de cena. Visitar outros lugares, ouvir outras línguas, abraçar outras culturas e paisagens. 
Primeiro, tive a felicidade de passar longos dias em frente ao mar, recarregando minha bateria interna com o calor do sol e a água do mar.
Depois, veio o oposto, uma semana rodeada por árvores e uma montanha gelada.

Sou uma pessoa que acredita muito na energia que permeia a natureza e que essa energia equilibra, restaura. Foi o que aconteceu comigo, em contato com o verde e rodeada pelo silêncio, consegui refletir sobre muitas coisas e analisar minha postura de doadora.
Percebi que por mais que eu ame o outro, em algumas situações eu ajudo muito mais me afastando para que ele tenha espaço suficiente para fazer por si e amadurecer.

Em alguns momentos é preciso sair de onde estamos, mudar um pouco a rota, respirar fundo para poder abrir espaço dentro de si e perceber as coisas sob uma nova ótica.
E é assim que regresso por aqui, compartilhando um pouquinho do que aconteceu nos bastidores - pausa do blog e vida real - vou retornando aos poucos, sem pressa.
Respeitando meus passos.
Caminho...




23 comentários:

  1. Minha amiga querida, quanta saudade da sua escrita que nós faz tão bem. Você traz leveza, docilidade e viajamos em suas palavras. Ainda bem que voltou. Mesmo que aos poucos. Obrigada por compartilhar esse seu relato e de forma tão poética. Bjssss

    ResponderExcluir
  2. Boa noite de paz, querida amiga Sônia!
    Seu post me lê bastante.
    O verde e o mar me regeneram muito. Gosto do silêncio criativo.
    Também tenho um 💙 doador e preciso, vez por outra, me abastecer.
    Tenho muita possibilidade de fazer assim muito bem.
    Ninguém me perturba por aqui.
    Tenho aprendido a não me atazanar com nada. Sobretudo com quem mais amo.
    Confesso que fico contente com sua volta, seus posts são muito bem elaborados com um conteúdo relevante.
    Mas, "sempre tem um mas"... Melhor ainda saber que descansou e voltou bem animada a interagir conosco. Que bom! Quanto ganhamos com sua presença virtual.
    Tenha dias abençoados!
    Beijinhos com carinho fraterno

    ResponderExcluir
  3. Oi Sônia, bom te "sentir" nas palavras e aprendendo com teu aprendizado. Melhor ainda entender que nem sempre o melhor é fazer pelos outros, o que eles devem experienciar. Adorei teu retorno, um beijão no coração.

    ResponderExcluir
  4. Que coisa boa te ver volotando, com calma como deve ser... Esse tempo de silêncio serviu pra boas reflexões na certa e a mudança de cenário, do mar à neve, só pode ajudar! Fico feliz que novamente te teremos entre nós...beijos, chica

    ResponderExcluir
  5. Bom tê-la de volta, Sônia! Como eu me identifiquei com as suas palavras... uma vez que cada vez mais vou estando no papel de cuidadora, dado que a idade da minha mãe, já começa a ser problemática... e a fase da pandemia não ajudou no processo... e de vez em quando retornam fases mais preocupantes como agora, em que têm de se redobrar cuidados com quem tem problemas respiratórios e cardíacos!...
    Estas pausas são-nos absolutamente fundamentais... para entendermos as circunstâncias que nos rodeiam... e nos entendermos a nós no processo de melhor nos adaptarmos às mesmas, sem que haja algum tipo de desgaste interior nosso, no processo...
    Um beijinho grande! Já tinha saudades da sua calma e ponderação, neste seu cantinho...
    Bom fim de semana, e um óptimo mês de Dezembro!
    Ana

    ResponderExcluir
  6. Oi, Sonia,

    Bem-vinda de volta! O afastar-se, de vez em quando, é necessário.
    E, longe de mim, aconselhar a alguém virar as costas aos outros, e concentrar-se na própria vida. Eu acho que uma parte muito importante de nossas vidas esconde-se justamente nas interações que estabelecemos com os outros, especialmente no sentido de fazermos algo por eles. Dito isso, eu acho que deixar - de tempos em tempos - que os outros cuidem deles mesmos, também é importante, para que ganhem autonomia, que é um bem valioso. E ninguém consegue viver bem, a própria vida, vivendo também a vida dos outros.
    Quanto a cultivar um pouco de silêncio e reflexão (ou meditação), acho muito salutar. E é ainda melhor se fizermos isso em lugares lindos, como o da foto acima.

    Beijo

    ResponderExcluir
  7. Por vezes é preciso parar, contudo espero que regresse em breve!

    Bjxxx
    Ontem é só Memória | Facebook | Instagram | Youtube

    ResponderExcluir
  8. O pior é quando não conseguimos sair de onde estamos.
    Isabel Sá
    Brilhos da Moda

    ResponderExcluir
  9. Gostei de vê-la regressar. Esta vida virtual é como um bairro onde todos os dias vamos vendo os nossos vizinhos. De repente quando alguém se ausenta por um tempo mais ou menos longo, surge não só a saudade como a preocupação de saber se esse vizinho está bem.
    Fico feliz que essa peregrinação pela natureza, e pelo seu sentir tenha sido frutífera.
    Abraço, saúde e bom fim-de-semana

    ResponderExcluir
  10. Olá, Sonia, que bom te ver de volta com tuas saborosas e inteligentes crônicas!
    Amiga, não tenho dúvidas de que quanto mais nos metemos na vida dos outros, pior fica a nossa!!! Se levar a nossa vida já não é fácil, imagina a dos outros, a complicação que vamos nos meter! Eu já fiz umas dessas e me arrependi de ter aberto a boca, com a triste intenção de ajudar! Hoje não mais, o amadurecimento serve para o quê?? Sem dúvida para evitar dissabores, a pessoa que sai de seu 'lugar' para dar aquela mãozinha básica, uma hora se queima. Eu vejo certas coisas, fico quieta ou me afasto. É o melhor que faço. Se me pedirem muito uma opinião, penso a melhor para a pessoa e não o que eu faria.
    Um bom fim de semana, Sonia! Fiquei contente de vê-la de volta!
    Beijo

    ResponderExcluir
  11. Olá querida, venho agradecer sua visita no meu blog e te convidar a voltar sempre!
    Todos nós precisamos de pausas, não é verdade?
    Viajar faz bem ainda mais no mar onde tudo é belo e calmo.
    Fez muito bem em se escutar e viver esse silêncio interior.
    Abraços e boa semana, amei estar aqui.

    ResponderExcluir
  12. Olá Sônia
    Postagem muito interessante, que bom esse tempo que você tirou para descansar e refletir, a natureza é maravilhosa, perfeita obra do Criador, um forte abraço.

    ResponderExcluir
  13. Sônia, querida, muitas vezes as pausas são estritamente necessárias, principalmente quando são feitas para restaurar o interior...
    E principalmente, quando a reposição das energias é realizada em meio à natureza como no mar ou nas montanhas frias, parece que a vida se renova, que regressamos com uma nova forma de pensar e até de agir...De agora em diante tente sempre buscar a si mesma, se preservar.
    Você escreve de uma maneira encantadora, muito obrigada por deixar esse belo texto que me ajudou muito neste momento difícil que estou passando.
    Beijos e uma semana linda!

    ResponderExcluir
  14. Gostei de saber que está bem e de voltar a ler a sua saborosa prosa... ✨
    Tenho poemas e mensagens nos meus blogues, sei que apreciará...
    Dias amorosos e felizes junto dos seus entes queridos. Beijos
    ~~~~~~

    ResponderExcluir
  15. Estive doente em Novembro...
    Desejo-te saúde, um Natal e Ano Novo felizes e a teu gosto. Abraço festivo.
    ~~~

    ResponderExcluir
  16. "Na noite natalina lembremo-nos dos sofrimentos de tantos pequeninos e peçamos a Deus que Ele tenha compaixão. Na noite em que Jesus nasceu os anjos cantaram Glória. Alegrem-se e, como os anjos, rendamos graças ao nosso Deus."

    Querida amiga Sônia, boa tarde de antevéspera de Natal!
    Feliz e abençoado Natal para você e sua família!
    Beijinhos fraternos com carinho de gratidão e estima

    ResponderExcluir
  17. Ainda bem que teve o momento certo de pensar no que era melhor para si, Sónia sendo que por vezes temos necessiade e vamos condescendendo e quantas vezes serem os nossos imensos esforços não são tão valorizados como devem ser. Há que fazer uma interiorização e perguntarmo-nos até onde para que no nosso silêncio tenhamos a resposta.
    Ainda bem que voltou!
    Desejo Um Feliz Ano Novo
    e um beijinho

    ResponderExcluir
  18. O silêncio, você tornou-se íntima dele e deve percebê-lo assim também, é espaço, é nutrição.
    Que este ano que se inicia você esteja nutrida, restabelecida em silêncios e presenças, choros e risos. Sejam numerosos e infinitos os risos!
    Saudade de você.

    ResponderExcluir
  19. Ás vezes as pausas são necessarias.
    Abraço e brisas doces para o caminho***

    ResponderExcluir
  20. Estimo que tenha passado um excelente Natal, Sônia! Infelizmente não consegui chegar aqui a tempo da quadra natalícia, tem fases em que o nosso tempo deixa de nos ir pertencendo como desejaríamos, quando deixamos de caminhar à nossa velocidade, para acompanharmos mais alguém no ritmo de que é capaz... mas todas as nossas fases... são tempos de aprendizagem...
    Um beijinho grande! Votos de um feliz 2023, com saúde, paz, equilíbrio, bons momentos, e boas concretizações... e com muitos sorrisos dos nossos por perto! Tudo de bom!
    Ana

    ResponderExcluir
  21. Que bela postagem cheia de sentimentos, recuperação e silêncio e tempo para retornar. Foi muito bom ter feito essa visita aqui. Desejo que seu novo ano seja repleto de ternuras.

    Um imenso Abraço!

    ResponderExcluir
  22. Que bom que estás de volta, Sonia, mas não te esqueças de " respeitar os teus passos " pois os que gostam de ti entendem a tua necessidade de calma. Todos nós temos outras prioridades e precisamos de deixar o blogue de lado, para melhor as arender. Há pessoas que precisam de nós e, apesar de algumas poderem tomar conta das suas vidas sem a nossa ajuda, outros há que necessitam dela a tempo inteiro, como é o caso dos nossos idosos. Infelizmente já não tenho os meus pais, mas, como viviam no Brasil, foi o meu irmão que cuidou deles, fazendo desses cuidado a sua prioridade. . São fases dificeis da vida que têm de ser vividas e o que importa é que saibamos " recarregar as energias perdidas" para de novo voltarmos " à luta " mais fortes. Amiga, fiquei feliz com o teu regresso e desejo que a vida te abençoe com saúde e dias de serenidade. Beijinhos e um Bom Ano
    Emilia

    ResponderExcluir
  23. Estimo que se encontre de saúde, assim como todos os seus, Sônia.
    No momento, sou eu que me vou ausentar por um tempinho... por isso não quis fazê-lo sem antes passar por aqui...
    As pausas são-nos necessárias, seja para nos reestruturar-nos, ou para darmos atenção a outras prioridades... mas o que importa é respeitarmos o nosso próprio tempo, para não nos perdermos de nós mesmos!
    Um beijinho grande e até breve! Tudo de bom!
    Ana

    ResponderExcluir