Quem sou eu

Minha foto
Porque somos feito as estações, sempre mudando...

domingo, 3 de maio de 2020

PALAVRAS-SEMENTES

E as palavras caminham por aí, como transeuntes sem rumo.
Algumas cheias de incertezas, medo, raiva.
Outras prontas para falar de amor, esperança, luz.
Tropeço várias vezes ao dia em várias delas - escritas ou faladas - algumas são como gritos aos meus ouvidos, machucam minha sensibilidade. Vazias, desprovidas de bom senso, rudes, disseminando o medo e a raiva.
Outras me chegam tão mansas, espalhando bondade, fé, dando alento ao meu coração.

É certo que escolho ler e ouvir o que me agrada, que condiz com meu pensamento, minha crença, mas é certo também que todas elas estão aí, aos montes e querendo ou não chegam até mim.
Nessa hora preciso silenciar e usar meu filtro interno, para acolher só aquelas que me representam.
E eu que já não vejo noticiário na TV há muito tempo, tenho me poupado de ver também pela internet.
Pois como escreveu Rubem Alves:
"As palavras só têm sentido se nos ajudam a ver o mundo melhor. Aprendemos palavras para melhorar os olhos."

Que saibamos, diante de tudo que está acontecendo, usar as palavras com sabedoria.
Não deixando a dureza do outro impedir nossa delicadeza com a vida, com o próximo e consigo mesmo.
Sejamos condutores de palavras amenas, que confortam, revigoram, acolhem.
Vamos espalhar palavras-sementes, perfumadas, leves, coloridas e melhorar os olhos de quem passa por nós...

(Sônia)
                               Foto de Roze A.

28 comentários:

  1. Como eu a entendo. Os programas não olham a meios em prol das audiências. E muitas vezes existem palavras que ferem como facadas...
    .
    Um domingo feliz
    Um dia da mãe esplendoroso de Paz e Amor
    Cuide-se

    ResponderExcluir
  2. Lindo e que tenhamos controle na língua e pensamento... Adorei! Bjs,chica

    ResponderExcluir
  3. Lindo texto,as pessoas falam o que lhe apetece e não pensam nem um pouco atacar quem seja.
    Semear boas palavras-sementes....a
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  4. São tempos difíceis que estamos a atravessar..
    Isabel Sá  
    Brilhos da Moda

    ResponderExcluir
  5. Bom dia poetisa, desculpe a não citação do seu nome, seria Sonia?

    Passei para agradecer sua visita lá no Café Poético e comentar o meu poema. Obrigada.
    Boa semana
    Diná

    ResponderExcluir
  6. Voltei ´para me desculpar, vi lá no comentário que é Sonia mesmo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Diná!

      Não tem por que se desculpar, são muitas pessoas e acabamos por não lembrar o nome de todos.
      Obrigada por sua visita.
      Abraços.

      Excluir
  7. Nos tempos de agora, escolher é o melhor. Muito poético o texto. Gostei!
    Uma boa semana e grande abraço!

    ResponderExcluir
  8. Todos nós temos que ter cuidado com a comunicação, a que expressamos e a que recebemos.
    "Aproveite o que é bom e dispense o que é ruim",não sei quem disse, mas são sábias palavras que uso há mais de 3 décadas.
    No entanto, no momento atual temos que ouvir e enxergar certas realidades, duras e cruéis, infelizmente necessárias, nem sempre dá para se observar só a beleza e leveza nos fatos.
    Adorei a reflexão, Sonia, boa semana!

    ResponderExcluir
  9. Olá Sônia
    Que bela postagem. Que as nossas palavras sejam sempre para edificar, ajudar, acolher. Tem um versículo que gosto muito, diz o seguinte: "Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai." Filipenses 4:8. Bjs querida.

    Filipenses 4:8

    ResponderExcluir
  10. Uma postagem que fala a essência das palavras e que devemos usá-las para o bem, para construirmos esperança e fugir das que destroem, arrancam nosso otimismo. Também, evito noticiário, chega de tantas notícias negativas!
    Beijos afetuosos!

    ResponderExcluir
  11. Olá, Sonia, que belo texto!
    Pois eu estou fazendo tudo errado, amiga, vejo vários noticiosos da TV e rádio, e vejo que é vício em saber de tudo que acontece no país. Bem não faz, ficamos conturbados. Tudo seguirá seu curso, como até hoje foi e nós continuaremos bem tumultuados. Um texto para conscientização, tanta coisa por fazer! Liberdade de não mais querer saber do que disse o fulano, da resposta do outro, dos aliados, dos corruptos que foram presos e soltos e por aí segue, como sempre foi.
    Parabéns pela lucidez!
    Um beijo e uma ótima semana.

    ResponderExcluir
  12. Boa noite de esperança, querida amiga Sônia!
    Mais uma postagem soberba com uma mensagem edificante.
    É preciso este filtro para termos em nós só o que nos for útil.
    Hoje, mais do que nunca, só o bem pode entrar em nós.
    Gostei muito e me encheu de paz nesta hora.
    Tenha dias abençoados!
    Bjm carinhoso e fraterno de paz e bem

    ResponderExcluir
  13. Boa noite Sónia,
    Nos dias que estamos atravessando necessitamos filtrar a informação, que nos angustia. Eu tive que passar a não escutar tantas palavras que me punham ansiosa.
    Vamos sim espalhar palavras do bem, leves, coloridas como muito bem diz e ter muita esperança que tudo em breve passará.
    Beijinhos e fique bem.
    Ailime

    ResponderExcluir
  14. Um sábio e lindo texto. Que as nossas palavras sejam sempre amigas, sinceras e sirvam para alegrar e tornar mais feliz, o coração dos que passam no nosso caminho.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  15. Querida Sónia.
    É tocante verificar as afinidades que existem entre nós!
    Também não vejo noticiários televisivos e 'on line' apenas o indispensável para estar atualizada...
    Fujo de palavras duras, mas as brejeiras arranham-me todos os neurónios...
    Palavras como paz, esperança, força, sabedoria, resiliência, generosidade, fraternidade, carinho são as que me apraz deixar-lhe hoje.
    Foi um prazer ler o seu eloquente texto, o seu país vive um momento duro e instável que muito lamento, pelo que, convém preservar a sanidade e lucidez mental.
    Desejo que tudo se resolva da melhor maneira...
    Receba o meu abraço carinhoso e amigo.
    ~~~~

    ResponderExcluir
  16. A comunicação relativa aos tempos dramáticos que o mundo passa, nem sempre é a melhor. As palavras que dizemos uns aos outros, essas, podem ser de esperança e de fraternidade. Gostei muito do seu texto.
    Muita saúde.
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  17. Adorei este post e identifico-me completamente com ele!
    bjns

    ResponderExcluir
  18. Sonia , adorei o texto .
    Passo para lhe desejar um final de domingo das mães feliz .
    Beijos

    ResponderExcluir
  19. Com as minhas fotografias e palavras. Tento florir o mundo em meu redor.
    A alegria lava - nos a alma.
    Quero ser colorida e florida.
    Vejo - me ao espelho nas suas palavras.
    Um beijinho de luz.
    Megy Maia🌈

    ResponderExcluir
  20. Querida amiga,
    cada dia me surpreendo mais ao ler seus textos.
    Sua sensibilidade ao escrevo, mostra a alma leve, bela e bondosa que você tem.

    Sabe, eu acredito que palavras duras ferem tanto quanto uma espada afiada. Fazem um estrago enorme em quem as recebe.
    Mas também creio, que palavras abençoam, confortam, acalmam e levam alegria.
    Palavras duras causam dor, palavras suaves, são balsamo para a alma.

    Beijos, que Deus abençoe e guarde você sempre 🌷
    P.S. Amei a foto!

    ResponderExcluir
  21. amiga querida, que lindo texto. Me vi e senti em cada linha. Como as palavras são importantes e que lindo "palavras sementes". Acredito exatamente assim. No meu dia a dia também seleciono o que assisto e principalmente o que absorvo.
    Nos falamos praticamente diariamente, nossas palavras são semeadas em minha vida. Te amo

    ResponderExcluir
  22. Concordo contigo Sônia! Por aqui já me desliguei bastante da TV, muitas notícias ruins e me trazem muita tristeza. Estou sempre me informando, mas não gosto de alimentar o desespero.

    Um beijo pra ti!!!

    ResponderExcluir
  23. Olá Sonia
    Que texto lindo! Uma boa prosa para nossa reflexão
    Se as palavras não trazem nada de bom melhor mesmo é filtrá-las e excluí-las
    Absorver somente o que tem conteúdo otimista que sejam benéficas para o nosso interior
    Vamos semear palavras perfumadas de amor
    Tenha um dia iluminado
    Beijinhos poéticos

    ResponderExcluir
  24. Oi Sonia, realmente os tempos estão difíceis. Precisamos ter clareza e sabedoria, principalmente em relação às palavras, pois têm um enorme poder.
    Cuide-se bem!
    Grande abraço

    ResponderExcluir
  25. Um pulinho aqui para ver 'postagem nova', esse belo texto já comentei, deixo um beijo, uma boa semana e cuide-se!!!

    ResponderExcluir
  26. Um texto maravilhoso, Sônia! Que adorei!... Apaziguador, sensato, e revelando uma grande sabedoria!...
    O mundo inteiro está vivendo um período que nos transite angústia e ansiedade... são fases... já aconteceram... outros também já passaram por elas em circunstâncias e contextos vários... mas são estes momentos... que também nos constroem e tornam mais fortes, tolerantes e compreensivos, perante as realidades do mundo... duras... mas que sempre nos transmitem alguma lição...
    Ainda não consegui desligar-me dos meios de comunicação... sei que tal me desgasta... mas ficar em estado de alerta... também nos desenvolve a capacidade de improviso, perante realidades novas, e por vezes, há que saber lidar com elas atempadamente...
    Orientar-mo-nos no caos... acho que é algo, que ciclicamente acaba sucedendo com todo o mundo, em alguma circunstância da vida!... Seja um caos interno... externo... ou ambos... e esse aprendizado também tem algo de catarse... depois de uma fase assim... enfrentada e superada!...
    Um beijinho grande! E os meus votos de tudo a correr pelo melhor, por aí... Cuidem-se... e filtrem sim, opiniões e pareceres de pessoas de bom senso... e não de seres inqualificáveis... que estão agindo como genocidas...
    Ana

    ResponderExcluir