Quem sou eu

Minha foto
Porque somos feito as estações, sempre mudando...

domingo, 24 de março de 2019

UM ARCO-ÍRIS NO OUTONO


Outono é uma estação que significa para muitos, um período de introspecção.
Eu, que acredito muito na nossa ligação íntima com a natureza, ando me sentindo assim, introspectiva. E não é por ficar sugestionada com a mudança da estação, pois só me dei conta do seu início, quando recebi no watsApp algumas mensagens de bom dia com frases saudando o outono. 
Mas, a chegada da nova estação, coincidiu com meu movimento de voltar o olhar e o pensamento pra dentro, analisar algumas áreas da minha vida e repensar algumas escolhas.
Um amigo me disse, que o outono é a estação propícia para romper as cascas que criamos para nos proteger, deixar que o vento leve o passado ou o que não acrescenta, ouvir a voz da intuição e gestar novas sementes, que no momento certo irão eclodir.
Pensando nisso, tento perceber quais são as minhas cascas e o que devo fazer para romper alguns padrões mentais e emocionais, percebo que não é uma tarefa fácil.
Diante de certos acontecimentos e fases, criamos uma carapaça que sirva de proteção contra o medo, tristeza e dor. Às vezes a fase acaba e nem percebemos que continuamos dentro dessa casca, talvez como forma inconsciente de evitar outros sofrimentos.
Resolvo começar fazendo uma faxina no guarda-roupa, pois talvez seja mais fácil começar pela parte material, do que a emocional. 
Assim, hoje me coloquei a separar livros e roupas para doação, limpar gavetas, mudar roupas de lugar. 
Depois, fui organizar uma caixa onde guardo coisas da infância dos meus dois filhos - que atualmente têm 30 e 19 anos de idade - cartões, cadernos, bilhetes e trabalhos de quando estavam no início da fase escolar. Entre tantas lembranças lindas, voltei no tempo e confesso chorei muito, chorava e ria ao mesmo tempo, no meio de frases, desenhos e cores, imersa num mundo de boas recordações.
Com isso, um amor tão profundo preencheu todo meu coração, aquietou todas minhas inquietações e no meio do meu outono interno, surgiu um lindo arco-íris.



                                    (Foto de Adriele G.)

23 comentários:

  1. E assim quando recordamos os tempos em que os nossos filhos eram crianças.
    Abraço e uma boa semana

    ResponderExcluir
  2. Quando revolvemos caixas, fotos antigas, chegamos até a sofrer, mas de uma saudade boa. Recordar é lindo, quando os temos por perto... Adorei o arco-íris! Beleza! beijos, tudo de bom,chica

    ResponderExcluir
  3. Um arco íris no outono. Lindíssimo! Apareceu para calar apagar a inquietação de ver fotografias antigas confrontando-se com o tempo que passou…
    Uma boa semana.
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  4. quantas reflexões e atitudes trazem o outono !
    Lendo , ouvi seu choro de alegria e nostalgia ao remexer os guardados .
    Eu dei para cada filho, todos as recordações deles. Caderneta de vacinas, primeira roupinha, primeiro brinquedo e varias coisinhas. Se eles guardaram não sei, mas eu lembro !
    Ainda tenho muitos outonos para me desfazer . Vou fazer como você. Que venha a primeira gaveta

    bjs

    ResponderExcluir
  5. Boa noite de paz, querida amiga!
    Que bonito texto!
    Hoje, coincidentemente, fotografei um arco-íris e fiquei assim pensando que boa essa preciosidade para nos alegrar o coração.
    Hoje o dia está para cores dentro da minha alma e ver seu post, agora, confirmou tudo isso que percebi.
    Tirando cascas distintas antigas e deixando Deus pintar novas e fresquinhas.
    Tenha dias felizes e abençoados!
    Bjm carinhoso e fraterno de paz e bem

    ResponderExcluir
  6. Olá, Sónia!

    Um texto muito bonito, reflexivo e significativo.

    Embora, eu não goste do outono, tenho de reconhecer que é o momento, a estação ideal para nos descartarmos de "cascas" velhas, como seu amigo lhe chama (como se estivéssemos fazendo o mesmo a nossos calcanhares-rs) e partir para novas situações, internas e externas, sim, pke até as roupas nós mudamos.

    Faço essa limpeza no outono e na primavera, mas eu, por defeito -rs, me desfaço de coisas, às vezes, até importantes, mas tenho necessidade de mudança, de novo. Como, por opção, não tenho filhos, não possuo essas lembranças que você tem e guarda, e as minhas, a maioria, há mto joguei fora. Sou pouco apegada ao passado e espero sempre dias diferentes, presente, presente, sem dúvida alguma.

    Sabe bem ver um arco-íris em qualquer estação, mas no outono e inverno ainda melhor. Nos alegra o olhar e o coração.

    Beijos e dias bem felizes.

    ResponderExcluir
  7. Um texto adorável, Sônia!
    Estes momentos de introspecção, são absolutamente essenciais... para arrumarmos as nossas gavetas... também cá por dentro!... Que bom, poder usufruir, de tão boas recordações... e toca a aproveitar, a arrumar as gavetas... para deixar espaço, para novas recordações, que ainda hão-de vir... essa é a mensagem do arco-íris, que adorei... vem muito sol ainda... após algum período mais nublado... :-)
    Um beijinho grande! Feliz Abril!
    Ana

    ResponderExcluir
  8. Oi Sônia, essas reformas íntimas são sempre
    esclarecedoras com certeza. Interessante ver as estações por este ângulo.
    Boa entrada de mês de Abril.

    ResponderExcluir
  9. Aqui plena Primavera, a vida na sua máxima expressão. Gosto deste renovar, deste renascer.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  10. Olá Sônia,
    seu texto é realmente muito bonito!
    Somos como as estações; precisamos mudar, deixar alguns hábitos ruins, desprender de coisas, para reiniciar a vida.
    As vezes com flores, as vezes, perdendo as folhas, as vezes com ventania ou tempestades, mas precisamos mudar. Assim como as estações.
    Eu, particularmete adoro o outono.
    Beijinho, Deus esteja com você, hoje e sempre!

    ResponderExcluir
  11. Maravilhosa a sua narrativa, também ela introspectiva. A Natureza funde-se com o nosso estado de alma, creio. Está em nós sabermos contornar as "cascas" que nos protegem. Mas dói mesmo tirar essa "cola"
    Parabéns porque gostei e muito!
    Beijinho

    ResponderExcluir
  12. Adoro ver as "coisinhas" que os meus filhos faziam quando eram pequenos, avivam sempre memórias tão lindas.
    Por aqui (Lisboa) começou à pouco a primavera.
    Beijinhos
    Maria
    Divagar Sobre Tudo um Pouco

    ResponderExcluir
  13. Quanta sensibilidade e leveza minha querida amiga. Viajei na sua introspecção,e em cada palavra pude sentir você bem pertinho de mim, ouvir sua voz e risada.
    Acho tão importante e necessário esses momentos, pois na correria da rotina diária, muitas vezes vivenciamos as quatro estações em apenas um dia. Que saibamos respeitar nossos outonos e invernos internos para que possamos florir em cada primavera, bjinhos

    ResponderExcluir
  14. OI SONIA!
    QUE LINDO! O OUTONO É UMA ESTAÇÃO QUE NOS DEIXA ASSIM, MAIS SENSÍVEIS MAS, ACHO QUE NÓS MÃES, EM QUALQUER ESTAÇÃO NOS EMOCIONAMOS QUANDO SE TRATA DE LEMBRANÇAS DE NOSSOS "PEQUERRUCHOS" (GRANDES RSRSRS).
    ADOREI.
    ABRÇS
    https://zilanicelia.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  15. Bom dia! Vim avisar que acaba de entrar esse céu por lá! Podes ver aqui>

    http://ceuepalavras.blogspot.com/2019/04/blog-post_8.html


    Obrigadão! beijos, linda semana! chica

    ResponderExcluir
  16. Adorei conhecer esse blog tão lindo, com palavras amáveis e verdadeiras!!
    Também creio ser o outono a estação que traz renovação, que nos permite tirar as cascas, a crosta acumulada e deixa-se levar pela suave brisa...
    Muito bom estar aqui!!Adorei!!

    Um grande abraço e uma excelente semana Sônia!!!

    ResponderExcluir
  17. Mt bonito o texto e a foto gostei mt bjs

    ResponderExcluir
  18. Mas que texto tão carinhoso e bonito!Há uns tempos atrás também andei a fazer arrumações nas caixas onde guardo as recordações dos meus filhos e foi encantador ler as cartas que cada um deles me deixava!
    bjns

    ResponderExcluir
  19. Passando a deixar um beijinho, e os meus votos de uma Feliz Páscoa, para si e todos os seus, Sônia!
    Tudo de bom!
    Ana

    ResponderExcluir
  20. Muitas vezes vou remexer nas "coisinhas" que os meus filhos faziam quando eram pequenos, mato saudades e ainda me farto de rir. Que saudades desse belo tempo.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  21. Sonia , faz tempo que não nos visitamos .
    Mas sempre que aqui venho me encanto com seus textos e parece que estivemos juntas ontem , rs,rs,
    Também ando arrumando meus guardados .
    Meus filhos já casados e minha aposentadoria publicada no final de janeiro me fazem querer reviver belos dias passados . Beijos e um mês de maio com paz e alegria .

    ResponderExcluir
  22. Que bom ter lindas recordações para nos reconfortar a alma...Que seus dias sejam belos e luminosos.
    Bjs

    ResponderExcluir