Quem sou eu

Minha foto
Porque somos feito as estações, sempre mudando...

quarta-feira, 10 de novembro de 2021

DESCONSTRUINDO

"Ateie fogo em sua vida. Procure por aqueles que gostam de você em chamas." (Rumi)

Nem todos os dias sou doce, em alguns sou temperamental, maliciosa, ácida.
Sei que para muitos que me conhecem fica difícil me ver assim. Estão acostumados com a Sônia doce, educada, gentil e se surpreendem quando demonstro um lado mais agressivo.
Aliás, se surpreendem e alguns até se chateiam com isso, pois só querem conviver com meu lado boazinha, compreensivo, gentil.
Tem momentos que sinto a necessidade de descontruir a imagem homogênea que fazem ao meu respeito - mais do que nunca, estou numa fase onde quero viver minha essência - sem o peso da expectativa que o outro tem sobre mim. 
Quero ter por perto quem gosta de mim, também, pelo meu lado menos compassivo. 
Que não confunda minha delicadeza e educação com sinônimo de santidade.
Que saiba perceber que nem sempre sou água tranquila, há dias que também sou água turva, e nesses dias dá um trabalho enorme manter a serenidade das emoções.
Ter que colocar um sorriso no rosto para disfarçar a aridez que toma conta do peito.
Manter a gentileza nas palavras para disfarçar o frio da lâmina cortante que tá presa na garganta.
Fazer cara de paisagem para disfarçar o tédio de ouvir a conversa banal ao redor. 
Por isso, hoje, viro as costas e não me dou ao trabalho de dar um até logo, de ser cortês, de ser politicamente correta. Cansada de secar minhas larvas internas, deixo que escorram...

                                   


37 comentários:

  1. "Por isso, hoje, viro as costas e não me dou ao trabalho de dar um até logo, de ser cortês, de ser politicamente correta."

    Boa noite de serenidade, querida amiga Sônia!
    Adorei o pensamento de Rumo.
    Todos temos virtudes e sombras.
    Exigir que sejamos só virtudes é desumano.
    Para alguns da família eu já consigo por necessidade, agir como o recorte que fiz acima.
    Um texto profundo de quem vive o autoconhecimento bem vivido.
    Nossa essência precisa ser transparente e se não nos aceitarem que aprendam a se conhecer para sentirem que tenham também o mesmo que nós e exigem de nós o que não nos dão
    Tão bom quando você posta.
    Textos muito em base ao eu real.
    Tenha dias abençoados!
    Beijinhos com carinho de gratidão e estima

    ResponderExcluir
  2. Bom dia Sonia,
    Gostei imenso deste texto reflexivo.
    Todos nós somos um pouco assim e quem não aprecia que gostem de nós como somos?
    Sou como sou e me mostro como sou.
    Beijinhos,
    Ailime

    ResponderExcluir
  3. Um texto que retrata o que somos cobradas no dia a dia.
    Olha, nem sempre se consegue fazer cara de paisagem, as vezes é melhor mesmo é sair de perto.

    Tenha dias abençoados e uma boa noite.
    Obrigada pela visita.

    Beijinhos.

    ResponderExcluir
  4. Boa noite, Sonia,
    Bonito texto do teu eu autêntico!
    Creio que quando chegamos nesse nivel de conhecimento e aceitação de si mesmo o mundo interior se amplia maravilhosamente. Parabéns!! Aplausos!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Olá, Sonia, gostei mesmo desse teu texto, e como manter nosso equilíbrio, nossas emoções bonitinhas se vivemos num mundo cheio de rancor, de trapaças, de enrolações, de falcatruas e corrupção? Me dou ao direito, sim, de revidar muitas coisas, não quero ser santa, não tenho vocação.
    Aplausos para teu ótimo texto. Bravo!
    Um feliz fim de semana,
    beijo!

    ResponderExcluir
  6. Um texto real ao qual define com clareza o que vivemos no dia a dia.
    Um mundo espelhado em nível de conhecimento. Só aplausos!!!

    ResponderExcluir
  7. Como seres humanos que somos a imperfeição é nossa caracteristica e aqueles que nos amam têm de nos aceitar como somos; sei que nem sempre é assim e por isso as desavenças dentro do nosso próprio lar, às vezes, são muitas e dificeis de aceitar. Costumo
    dizer: " como queremos que haja paz no mundo, se não somos capazes de a conquistar no meio em que vivemos? Quanta guerra não existe dentro das familias? Quantos problemas não vemos entre vizinhos, causados por pequeninas incompreensões?" Há muito Sonia que não me preocupo com o " politicamente correto", tenho aprendido, com o passar do tempo que devo seguir a minha vida ao meu modo, com a minha verdade, sempre com a preocupação de respeitar o outro. Estou muito selectiva no que respeita aos meus relacionamentos e só procuro aqueles que são capazes de me escutar, sem fazerem criticas, aceitando os meus defeitos, entendendo as minhas tristezas, dando-me colo quando necessito dele. Por isso , comecei a fazer distinção entre conhecidos, amigos e AMIGOS e é com estes últimos, muito poucos, na verdade , que faço os meus desabafos, na certeza de que os entenderão. Quando eu tinha por volta de 15 anos e estudava num colégio de freiras, um padre que nunca esqueci, nos disse uma vez : para se ser santo, não é preciso fazer milagres, é preciso somente cumprir o nosso dever " . E é isso que procuro fazer, cumprir o meu dever, com as minhas imperfeições, respeitando as imperfeições dos que me cercam. Claro que nem sempre consigo e nem sempre é fácil, mas tentar, a cada dia, é o nosso principal dever. Querida Sonia, gostava de ter sido eu a escrever este belo texto, mas para tal me falta " engenho e arte", no entanto, tenho arte bastante para o assimilar e nele reflectir, porque muito tenho, ainda, a aprender. Agradeço-te muito, Amiga! Um beijinho e que todos os que te amam, reconheçam em ti, uma mulher maravilhosa, com defeitos e qualidades, como é proprio de cada ser humano Saúde! ♥️ 👏 🌻

    ResponderExcluir
  8. Talvez por isso, toda essa imensa sensibilidade nos textos e a poesia das palavras, que sempre se ajustam para o equilíbrio do momento da criação. Penso que vou gostar cada vez mais de vir aqui e te descobrir no teu elemento.
    Beijão no coração, feliz domingo e ótima semana.

    ResponderExcluir
  9. Não podemos ser "boazinhas"todo tempo, Sonia.
    Parabéns pelo seu texto!
    Gostei imensamente de ler.
    Agradeço a gentil visitinha ao meu espaço.
    Desejo um excelente domingo.
    Um carinhoso abraço.
    Verena.

    ResponderExcluir
  10. Concordo plenamente com você.
    Por isso que gosto de ficar só por um tempo, a gente se refaz, se acalma...e aí voltamos revigoradas ao convívio com as pessoas.

    😘🌺

    ResponderExcluir
  11. "nem sempre sou água tranquila, há dias que também sou água turva, e nesses dias dá um trabalho enorme manter a serenidade das emoções." É mesmo assim. Nem sempre temos a mesma disponibilidade para aceitar o que nos cerca e nos agride. gostei muito deste texto com o qual me identifico.
    nem sempre sou água tranquila, há dias que também sou água turva, e nesses dias dá um trabalho enorme manter a serenidade das emoções.

    ResponderExcluir
  12. Um texto cheio de sinceridades e verdades... ninguém é só de um jeito ou de outro, somos um misto de sentimentos e emoções muito variáveis. Realmente, as pessoas precisam entender que você é assim, eu também me sinto assim, acho que no fundo, todos são assim, mas nem todos tem a coragem de se mostrarem assim, inteiras e verdadeiras.
    Gostei demais do seu texto Sonia!
    Beijinhos
    Valéria

    ResponderExcluir
  13. Oi Sonia texto completo para que se sente completa e não precisa posar de 'tudo bem',mesmo discordando.
    Dei agorinha uma publicação e falo exatamente das chuvas que caem sem trégua -nenhuma foto solar ,mas está ótimo.
    Grande abraço, e obrigada da presença.

    ResponderExcluir
  14. Olá, querida Sónia!

    Um texto muito bem escrito e extremamente lúcido. Nós, de facto, não conseguimos ser "santas", se é que alguém é santo, o tempo todo.
    Desconstruir, por vezes, acontece, é necessário e mostra aos outros a outra parte da gente.
    Você escreveu este texto num momento em que necessitava desabafar, e foi o blog seu confidente.
    Gosto de conhecer as duas partes de uma pessoa, sim, porque todos nós a temos. Adorei te ler.

    Beijos e boa semana.

    ResponderExcluir
  15. Boa tarde Sônia. Acho que todos nós temos um pouquinho do que você escreveu. Ninguém é perfeito, mas podemos conviver com os defeitos.

    ResponderExcluir
  16. Diga que o seu texto é de uma verdade e
    uma perfeição que há muito não leio!! Como eu queria também escrever assim, falar desta maneira, agir com verdade e sem receios... É difícil ser politicamente correta e estar a todo tempo sendo gentil e esboçando sorrisos amarelos...Quanta verdade em suas palavras!! Me identifiquei demais Sônia!! Muito obrigada!! Vou inserir o seu blog na minha lista de blogs favoritos!! Tenha uma semana maravilhosa!! :))))

    ResponderExcluir
  17. Penso que temos que ter compaixão de nós mesmos da mesma maneira que temos para com nosso semelhante...vejo muitas pessoas cobrando de si mesmas uma felicidade eterna, como se fosse possível estar sempre bem, sempre em paz, sempre disponível. Quantas fotos em redes sociais, num verniz de alegria extrema, cobrem uma vontade de esconder-se de tudo e todos...? Que nos permitamos ser humanos, pois nem mesmo Deus nos cobra mais do que isso.
    Um abração!

    ResponderExcluir
  18. Sim, não é possível e acredito que nem saudável ser doce o tempo todo, ainda mais diante de certas situações. Quando acabo ficando mais brava, triste, sem vontade de conversar, normalmente parece que não tenho esse direito, pois sou conhecida como uma pessoa doce, que traz alegria e bons sentimentos, mas às vezes nosso coração não está bem, e isso não nos tira a doçura que é de nossa alma, mas nos faz ver que é preciso estar e ser em outro lugar algumas vezes, para conseguir voltar ao nosso coração.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  19. Olá,
    Vim visitar o seu blog e gostei muito deste texto tão verdadeiro.
    Não podemos ser sempre perfeitas, também tenho os meus momentos de água turva, embora tente ser sempre gentil e calma.

    Beijinhos e boa semana!

    ResponderExcluir
  20. Sônia,eu sou bem ácida,para quem gosta de um mundo hipócrita.
    Faz algum tempo que li na blogosfera alguns postes e comentários. Percebi que o autor do blog,muito cortês,tratou uma seguidora com carinho e respeito por a ver como "senhora de respeito".
    Mas,ela é uma mulher altamente bem resolvida. Tem uns 60+,o que não é nada de ruim. O tempo está passando para cada um de nós. E a forma como somos vistas socialmente,machuca. Por mais educado que o outro pareça ser.
    Idade é uma questão de espírito. Cada pessoa deve ser tratada como deve ser: respeito,carinho, cumplicidade...sem filtros. Sem eufemismos.
    Xeru

    ResponderExcluir
  21. E faz muito bem!
    O politicamente correcto, a hipocrisia dominante...
    Beijo e obrigada por este «post» sincero.

    ResponderExcluir
  22. Somos humanos, Sônia! Todos temos e devemos de ser fiéis às nossas emoções e estados de alma... seria preocupante, se assim não fosse... Um texto muito lúcido, e no qual me revejo, tanto mais nestes tempos em que as nossas emoções têm sido testadas ao limite de tantas formas!
    É sinal que estamos vivos e ainda reagimos... e não estamos enclausurados num universo de aparências!
    Um beijinho grande! Feliz semana, estimando que tudo esteja o melhor possível aí desse lado!
    Ana

    ResponderExcluir
  23. Olá, Sónia
    "Nem sempre o sol brilha, também há dias em que a chuva cai".
    Pois se até Jesus Cristo se irritou e correu com os vendilhões do templo... como poderíamos nós, simples mortais, ser santos o tempo todo???
    A tua reflexão está excelente! Somos seres viventes, sujeitos a altos e baixos, e com todo o direito a mostra-nos como somos.
    Apoiado!!!

    Continuação de boa semana.
    Beijinhos
    MARIAZITA / A CASA DA MARIQUINHAS

    ResponderExcluir
  24. Querida Sónia desejo que se encontre bem.

    🎄 VENHO DESELAR PAZ, SAÚDE E UM BOM NATAL PARA SI E SUA FAMÍLIA.

    ⭐ ABRAÇO ESPECIAL.
    ~~~~~~

    ResponderExcluir
  25. Oi, Sonia!!
    Passando para desejar um Bom Natal para você e família, e que 2022 seja um ano calmo, que nos devolva a paz, nos conserve a saúde e nos dê mais alegrias!
    Cuide-se bastante!
    Beijo, juntas em 2022!

    ResponderExcluir
  26. Olá Sônia
    Retribuindo a sua visitinha e desejando à você um Feliz Natal e um Ano Novo abençoado.
    Parabéns pelo netinho.
    Beijinhos
    Verena.

    ResponderExcluir
  27. Olá Sônia
    Texto reflexivo, viver uma vida de transparência é essencial, mostrar realmente o que estamos sentindo faz toda diferença. Desejo um Feliz Natal, que Deus te abençoe sempre, bjs querida.

    ResponderExcluir
  28. Boa noite Sonia!
    Gostei muito do texto. É bem assim que me sinto ultimamente, uma mistura de sentimentos. Acho que todos nós somos assim... Quando a gente tenta agradar os outros o tempo todo, não consegue nem viver a própria vida.

    Desculpa a demora em aparecer por aqui.
    Estive um pouco ausente esses meses.
    Desejo um Natal Feliz e um abençoado 2022 pra você e os teus, que a chegada de um novo ano seja um presente de Deus repleto de amor, esperança e otimismo.

    Um beijo!



    ResponderExcluir
  29. Bom dia Sonia! Agradecemos a sua companhia por mais este ano, tão cheio de solavancos que, espero, sirvam de mola impulsionadora para que tenhamos um 2022 melhor. Felizes festas, um abraço com muito carinho!
    Bíndi e Ghost

    ResponderExcluir
  30. Oi Sonia
    Que o Menino Jesus faça morada em seu coração, irradiando-o com sua luz e seu amor.
    Feliz Natal pra você e todos que com você convivem em família!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  31. Olaq Sonia,
    Cada letra, cada palavra, cada sentimento e emoção eu senti aqui. Sou assim tambem.
    Seja sempre linda assim, exatamente como voce é.

    Desejo que neste Natal toda a tristeza e todos os problemas sejam substituídos por sorrisos, gratidão, carinho e positividade. Ano após ano, superamos os obstáculos que a vida coloca no nosso percurso e nos reunimos em família para comemorar o fato de estarmos juntos, vivos, com saúde e energia! Boas festas, que Deus abençoe a todos nós!
    Beijos

    ResponderExcluir
  32. Oi Sonia, passando para desejar um Feliz Ano Novo, muita saúde e alegrias possíveis!

    Excelente texto, realista como deve ser, muitas vezes idealizamos e/ou somos idealizados, isso só gera frustrações, também sou da opinião que deixar pra lá é o melhor, viver em conflitos de qualquer tipo não é saudável para ninguém.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  33. Na Esperança de um ano mais consolador, entremos com Fé e Gratidão em 2022.
    Entre perdas e tristezas vivemos, mas vibremos pelo dom da nossa vida.
    Coração ao Alto!
    Deus caminha conosco. Não tenhamos medo do que há de vir. Que o novo nos surpreenda!
    Com todo meu carinho pelo seu apoio fraterno incondicional no ano que termina.
    Seja muito feliz e abençoada, querida amiga Sônia!
    Beijinhos carinhosos com estima e gratidão.
    🥂🍾🕊️🙏💐😘

    ResponderExcluir
  34. Olá minha amada amiga, que texto lindo e profundo. Aliás sou sua fã como escritora, como pessoa, como mãe e como amiga. Como não se identificar com seus escritos? Eles simplesmente falam de nós e da vida.
    Como é importante desconstruir, não nos preocupar com “ o peso da expectativa que o outro tem sobre” nós. Não é fácil porque ainda nos importamos. Mas estamos no caminho e nesse aprendizado. Aproveito para deixar um abraço bem gostoso cheio de desejos de inspirações, realizações, alegrias para 2022. Te amo, bjinhos

    ResponderExcluir
  35. “ Que 2022, seja um ano para aprender
    sobre o equilíbrio entre consciência e fé
    na realidade do novo, nesse ano que
    começa, com a verdade que liberta!”

    Ney 2022

    ResponderExcluir
  36. Cortante.
    Gostei muito deste seu desconstruir,tem de ser assim, para voltar a construir.
    Haja coragem
    brisas doces

    ResponderExcluir