Quem sou eu

Minha foto
Porque somos feito as estações, sempre mudando...

terça-feira, 12 de outubro de 2021

VOO E RAIZ

Não quero viver de remendos - colocados para diminuir ausências, vazios. Quero sim viver de inteirezas. 
De tudo que me preenche, alarga meus horizontes, expande meu coração.

Tô cansada das urgências, sempre com pressa em resolver, fazer, ir e vir.  Não, eu quero é retirar os excessos, pausar para respirar profundamente. 

Quero viver pequenos momentos de prazer sem me sentir culpada por me colocar em primeiro lugar. 
Isso não me faz uma pessoa egoísta, apenas solidifica em mim a certeza que é preciso amar o outro, mas imprescindível amar a mim mesma. Só posso dar o que me sobra, nunca o que me falta.

Eu tenho meus ciclos, minhas inconstâncias, meu próprio ritmo. Há uma revolução acontecendo aqui dentro e preciso superar minhas bordas para chegar a profundeza do meu ser. 
Quero o mergulho nas minhas águas internas e sagradas.

Em alguns momentos ser pássaro e deixar que minhas asas me levem até onde a força do voo permitir.
Em outros ser árvore e usufruir do lugar onde estou plantada. Acolher com minha sombra os que me chegam. Perfumar a vida dos amores que minha alma elegeu para partilhar essa experiência chamada vida.

Só não posso esquecer que é preciso sabedoria para experienciar a leveza do voo e a força da raiz sem me perder entre um e outro.
Sigo aprendendo...

     Foto 1: arquivo pessoal
 Foto 2: Bea Canella

   

40 comentários:

  1. Há uma revolução acontecendo aqui dentro e preciso superar minhas bordas para chegar a profundeza do meu ser.

    Bom dia de muita paz, querida amiga Sonia!
    Uma riqueza que estou tentando praticar mais do que nunca.
    Chega de remendos... quero inteirezas também.
    Profundidade, serenidade, beleza interior, valores não findos, são prendas na maturidade dentre outras tantas.
    Que a pressa não os tire o sabor de viver num mundo tão bom que nós mesmos o obscurecemos, deixando-nos despedaçados e partidos na nossa essência..
    Tenha dias abençoados e felizes!
    Beijinhos com carinho de gratidão e estima

    ResponderExcluir
  2. Uauuu, aplausos de pé para esse texto que me representa em essência tão bem. Amiga querida, que sensibilidade para expressar nossos sentimentos, emoções. Amei ver a foto da minha filhota . Bjsss o obrigada por nos presentear com suas palavras ❤️🥰

    ResponderExcluir
  3. Andamos todos cansados por causa da Pandemia.
    .
    Cumprimentos poéticos.
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderExcluir
  4. Sonia, abriste o coração e escreveste cheia do que vai dentro de ti! Lindo demais. Estamos todos querendo o inteiro, o descanso, serenidade no saber viver... beijos, tudo de bom,chica

    ResponderExcluir
  5. Bom dia Sônia,
    Um texto muito belo que adorei!
    Temos mesmo que nos mimar, para podermos dar-nos ao outro por inteiro! Para isso necessitamos de paz, serenidade.
    O cansaço limita-nos.
    Beijinhos e obrigada pela sua visita.
    Ailime

    ResponderExcluir
  6. Lindo e reflexivo o seu texto, Sonia
    Não tenha pressa. Respeite o seu tempo.
    Te desejo uma feliz semana.
    Um carinhoso abraço
    Verena.

    ResponderExcluir
  7. Bom dia, Sônia
    Linda reflexão, ser pássaro e árvore, belo aprendizado. Bjs querida.

    ResponderExcluir
  8. Olá, Sónia
    Gostei muito desta sua reflexão.
    Por alguma razão se diz, e, em minha opinião, com toda a razão, que a felicidade por inteiro não existe; existem, sim, momentos felizes - mais ou menos dependendo das pessoas.
    Daí a inconstância dos nossos sentimentos.
    A sua última frase é a súmula de tudo o resto - voar, sim, mas sem esquecer o solo que está por debaixo dos nossos pés.

    Desejo uma semana feliz
    Beijinhos
    MARIAZITA / A CASA DA MARIQUINHAS

    ResponderExcluir
  9. Querida Sónia.
    Grata pela leitura de um texto tão belo!
    As suas aspirações são absolutamente legítimas e é exatamente assim que a vida deve e merece ser vivida.
    Desejo que os seus sonhos se concretizem em dias de paz, luz e contentamento.
    Terno abraço.
    ~~~

    ResponderExcluir
  10. Seu texto diz muito bem o que entendo por lucidez...saber andar pelo mundo sem se prender ao mundo, saber voar sem perder o equilíbrio e cair. Dar-se tempo a si mesmo para aprender, em nosso próprio ritmo...e nos perdoar quando não conseguimos fazer tudo isso com a devida sabedoria.
    Uma feliz semana!

    ResponderExcluir
  11. Olá, Sonia, belo texto, um mergulho dentro de ti, viver tuas verdades é o que precisamos, isso é paz!
    Aplausos, espero que estejas bem, junto à família nessa pandemia que não acaba.
    Beijinho, cuida-te!

    ResponderExcluir
  12. Senti a paz ao ritmo da palavras que tanto sinto e com as quais estou em harmonia consigo, Sónia. Um mundo que não deixa tempo para ver, olhamos como quem foge, fugimos como se roubássemos o tempo e a Natureza que fz parte de nós.
    Muito belo e tão actual!
    Beijinho e deixe fluir o tempo...

    ResponderExcluir
  13. Olá Sônia,
    É isto mesmo que precisamos para saborearmos melhor a vida.
    Fabuloso este seu texto, amei!!!
    Desejo-lhe um fim-de-semana muito feliz.
    Beijinho

    ResponderExcluir
  14. Ei Sônia,

    Que belas suas palavras! Me identifiquei demais com a sua escrita.

    O processo de autoconhecimento nos mostra tantas descobertas, coisas que pensávamos ser boas para nós, mas que no fundo não eram. Se autoconhecer requer muito de cada um de nós, por isso é um processo.

    Me identifico com a solitude, com o silêncio, de saber apreciar a própria presença. Tudo requer aprendizado.

    Essa frase que concluiu o seu texto é realmente linda: "Só não posso esquecer que é preciso sabedoria para experienciar a leveza do voo e a força da raiz sem me perder entre um e outro.
    Sigo aprendendo..."

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  15. Olá, Sônia,

    Que belo texto, eu também tenho refletido sobre a questão de me amar antes que aos demais, já que só podemos dar aos outros o que nos sobra e não o que nos falta.
    As demais colocações também têm meio que passado pelo meu espírito, rsrs.

    Beijo e bom fim de semana

    ResponderExcluir
  16. Belíssima reflexão. É importante conseguirmos realmente encontrar o equilíbrio entre a "leveza do voo e a força da raiz".
    Bom fim de semana
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  17. Um texto intenso, belíssimo, Sonia e cheio de tantas verdades!!!
    Há de se viver sem pressa, há de se saborear a vida, de se interiorizar, de se amar, se libertar, para que possamos ser melhores e assim sendo, conseguiremos dar o nosso melhor para os outros e para o mundo...
    Grata por sua visita e palavras deixadas lá no meu Blog. Sigo seu Blog, com alegria.
    Beijinhos
    Valéria

    ResponderExcluir
  18. Oi, Sônia!

    Como você escreve bem, não só no aspeto morfológico e sintático, mas também na temática que escolhe e que, geralmente, fala de você e de seus sentires. Isso! Temos que nos amar primeiro para depois dar amor aos outros.
    É preciso leveza e força para conseguirmos atingir nossos objetivos mais intrínsecos. Adorei te ler.

    Beijos e bom domingo.

    ResponderExcluir
  19. Todos temos o mesmo desejo: o término da pandemia, para voltarmos a ter uma vida normal. Espero que saíamos diferentes e mais fortes depois que tudo isso passar.

    ResponderExcluir
  20. Foi bom te encontrar no Vida & Plenitude, obrigada pelos parabéns.
    Gostei muito do texto, somos aprendizes sempre e precisamos viver o nosso melhor a cada dia. Amar o próximo sem esquecer de nós mesmos. Amar com firmeza e leveza...
    Bom domingo. Bjs

    ResponderExcluir
  21. Um belíssimo texto amiga. Tantas vezes me sinto assim.
    Abraço, saúde e boa semana

    ResponderExcluir
  22. Olá, Mulheres!
    Passando para conhecer seu blog, amei tudo que vi e li, maravilhoso!
    Sigo todos que me seguir, e venho retribuir comentário.

    Um abraço.

    ResponderExcluir
  23. Amo a tua ingenuidade em relação ao hoje e a tua força de enfrentar o desconhecido sem medo. Tu é tão admirável no que carrega teu espírito, como a primavera é a vida em cada flor. Quem que te lê que saiba. Gente como tu que escreve o que sente é tudo o que o mundo de hoje precisa. Escreve sempre, te ler é um aprendizado e um deleite.
    Grande abraço e beijão no coração.

    ResponderExcluir
  24. Que beleza de texto, minha Amiga. Cultive a lentidão para não andar sempre a correr atrás de nada. E goste de si. Ponha-se sempre no primeiro lugar. Cuide-se bem.
    Uma boa semana.
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  25. Bom dia Sônia. Passando para desejar uma ótima semana com muita paz e saúde, obrigado pela visita e carinho.

    ResponderExcluir
  26. Muito belo! É isso mesmo. Também sinto um pouco assim, mas ainda não inteiramente. E bem falta faz.

    Beijinhos e boa semana!


    ResponderExcluir
  27. Olá, Sonia!
    Não conhecia teu blogue e estou adorando. Muito bom esse texto, muito verdadeiro, acho que todos nós andamos cansados dessa correria desenfreado a procura de não-sei-o-quê. E concordo com você, "é preciso amar o outro, mas imprescindível amar a mim mesma". Para sermos dois é preciso primeiro ser um. Primeiro eu-me-amo para depois o eu-te-amo. E que ninguém se engane: a leveza que todos aspiramos, também tem o seu peso.
    Bjs, Marli - Blog da Marli

    ResponderExcluir
  28. Lindo demais!
    Viver a inteireza dos momentos é estar presente na vida, é equilíbrio!
    Beijo carinhoso, felicidades!

    ResponderExcluir
  29. Ola Somia.
    Tudo muito verdadeiro e real.
    deixo pra voce:
    Eu me floresço, me dou o direito de sempre renovar, trocar as pétalas fracas já cansadas por outras novas, cheias de vigor, fortes para aguentar os maus tempos da vida. Eu me faço ser colorida, e coloro quem está ao meu redor. Enquanto puder serei flor, serei a delicadeza e o encanto de tudo aquilo que traz vida para a vida.
    Thalyta Melgaço
    Beijos

    ResponderExcluir
  30. Palavras com que muito me identifico, nesta precisa fase... em que os tempos que atravessamos andam tão descaracterizados, que parece que nos precisamos de redescobrir de novo... nem que seja para encontrarmos em nós, novos equilíbrios, para tempos, já de si mesmos, tão desequilibrados...
    Adorei suas inspiradas palavras, Sônia, que sempre nos tocam fundo, fazendo reflectir... e serenar, tantas vezes...
    E lindas, ambas as imagens!
    Beijinhos! Continuação de uma feliz semana... e votos de um óptimo Novembro, que quase, quase, já está chegando!...
    Tudo de bom! Saúde e tranquilidade, para si e todos os seus, Sônia!
    Ana

    ResponderExcluir
  31. wonderful thought ....
    love to read your text..

    # We are learning of life...

    ResponderExcluir
  32. Um texto que me vestiu por inteiro.
    Verdadeiro, transbordante de sensibilidade, faz-nos olhar para dentro e colocar ordem no caos que por vezes nos assola e nos derruba!
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  33. Traduziu em palavras muito do que sinto e percebo que inúmeras pessoas ao meu redor sentem também. Esses desejos, essas constatações. Amei! Voo e Raiz!

    ResponderExcluir
  34. Esta pressa incontida de correr. este frenesim que nos obrigam a vestir, sim Sónia, temos o direito de ter o nosso próprio ritmo e apreciar tudo à nossa volta. Simplesmente vemos, corremos e quando "acordamos`", o tempo passou. E não volta!
    Vamos ter raízes para que não nos abalem. Mas voemos sempre que o vento e o azul convide .
    Perfeito!
    Um beijoo

    ResponderExcluir
  35. Querida amiga, Sónia!
    Revejo - me nas suas palavras!
    Que tempo nunca nos falte para fazer o que mais amamos!
    Desejo - lhe dias iluminados!
    Megy Maia🌳🍂🌲

    ResponderExcluir
  36. sim, perfeita tua reflexão, concordo em todos os aspectos, mas como é difícil conciliar tantas vontades, não é mesmo? bjs

    ResponderExcluir
  37. Passando, relendo, elogiando e perguntado: Para quando nova publicação?
    Sinto saudades de a ler.
    .
    Cumprimentos poéticos.
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderExcluir
  38. Parece escrito pra mim!
    Quero voar,descobrir outros lugares, outras formas de voar. Prosseguir livre e consciente.
    Xeru

    ResponderExcluir
  39. Oi Sonia tudo bem?
    Que tenhas um bom Natal e uma Boa entrada de Ano.
    Abraços
    janicce.

    ResponderExcluir
  40. Belo e sábio o seu texto.
    Que possamos ter tempo para fazer aquilo que precisamos para nos sentirmos inteiros.
    Haja vontade para fazer acontecer.
    brisas doces *

    ResponderExcluir