JARDIM DE AFETOS
Trago dentro do peito um enorme jardim e cada semente faz parte das minhas próprias escolhas. Colho conforme aquilo que semeio.
Me olho, me ouço, caminho pelos cantos internos e analiso: o que plantei hoje?
Para o plantio é necessário paciência, cuidados, intuição. Entre a semente e a flor há o tempo que transcorre por entre meu eu.
Dentro de você também há um enorme jardim pronto para ser cultivado.
Pois bem... Não o deixe abandonado. Plante, regue, adube! Somos solo fértil, por isso é preciso cuidado com o que semeamos.
Procure limpar esse espaço, tirar as ervas daninhas que teimam em brotar em alguns momentos, é importante fazer a poda de alguns pensamentos e sentimentos.
Faça um macerado de ervas para a rega, adube com seu rezo, sua fé.
Ao longo do caminho sempre haverá alguém disposto a visitar esse jardim, mas você não sabe quem chega. Talvez seja alguém leve, sorridente, trazendo novas sementes, ou talvez venha alguém com os pés cansados, os olhos baços e o coração triste e será preciso que você lhe oferte flores, aromas, cores, sabores, a fim de lhe restaurar o ânimo.
Quem sabe você não sirva de estímulo para que outros jardins sejam preparados, semeados e cuidados?
Bora lá semear?
(Thiago A.G.)
(Foto: Arquivo pessoal)
ResponderExcluirFascinante de ler. Sem dúvida que a beleza, a bondade, a solidariedade, deve fazer parte do jardim que se planta ( ou deve plantar) na alma e no coração. Amei ler este seu texto.
.
Tenha um dia feliz. Cumprimentos
.
Pensamentos e Devaneios Poéticos
.
Bom dia, Sônia
ResponderExcluirQue belo jardim. Abraços.
Uauuu meu querido Thiago, que texto mais lindo, rico, profundo, sensível, tocante e sobretudo estimulante. Totalmente motivacional. Amei a frase “ Entre a semente e a flor há o tempo que transcorre por entre meu eu”.
ResponderExcluirTão verdadeiro seu texto. E fico tão feliz em ver que aquele menino que conheci se tornou um homem com essa sensibilidade toda. Parabéns querido. Saudade.
Aliás filho de peixe, porque minha amiga Sonia escreve maravilhosamente. DNA podero. Amo essa família ❤️🥰
Muito lindo! Traz uma leveza para a mente enquanto se faz a leitura. Estou grato por essa oportunidade.
ResponderExcluirUm grande abraço e bom fim de semana pra toda a família.
Adorei! Todos temos essa vontade de semear...Arrumamos os nossos "canteiros",jogamos as sementes e esperamos ver crescer. Umas dim, outras não. Mas todas fazem bem ao processo de criação! bjs chica
ResponderExcluirUm excelente texto que nos pede uma reflexão.
ResponderExcluirAbraço e saúde
Muito bom o texto que passa uma mensagem tão gostosa de ler e pensar que somos esse jardim. Que podemos e devemos semear.
ResponderExcluirE semeamos -cada um com a flor que foi plantada e floriu.
Obrigada e deixo abraços.
Há beleza e verdade no texto. É preciso sensibilidade para fazer essa limpeza e preparar a terra para novas sementes. Muitas existem e pedem apenas espaço para se desenvolverem. Um grande bem estar com ela chega e beneficia também os que nos rodeiam. Abraço.
ResponderExcluirQue belíssimo texto, amei!!!
ResponderExcluirDevia ser uma obrigação para todos cuidar do "nosso jardim".
Votos de um fim-de-semana feliz, abraço!
Bom dia Sónia,
ResponderExcluirUm texto muito belo!
Que saibamos sempre fazer bom plantio do nosso jardim interior, limpando aqui e ali o que não presta.
Só assim nossa vida será reta e proveitosa para nós e para o nosso semelhante.
Beijinhos e bom fim de semana.
Ailime
Este jardim de afetos tão sabiamente concebido, nutrido e conservado, parece obra de quem sabe cuidar profundamente dos sentimentos e da mente, porque todas as emoções são realmente psico-somáticas.
ResponderExcluirAplaudo o jardineiro do excelente texto e a sua opção para este 'post' tão especial.
Bom fim de semana e feliz S Valentim.
Abraço, Sónia amiga. 🍀
~~~
Bora lá, sim, texto muito bonito, pelo visto é texto do seu filho, Thiago, não?
ResponderExcluirRealmente, tudo que plantamos se desenvolve, até as coisas ruins, mas esses...depois o preço é alto. Então vamos fazer um jardim florido com as mais lindas flores!
Parabéns!
Beijo, Sonia, um bom fim de semana para vocês!
Oi, Taís!
ExcluirSim, Thiago é meu filho e de vez em quando ele gosta de dar forma aos pensamentos e sentimentos através da escrita.
Bjs
Oi Minha amiga, Sônia precisamos de plantar mais afetos.
ResponderExcluirExcelente texto. Gostei muito!
ResponderExcluirContinuemos a semear sementes do bem e regando os jardins que existem nos corações. Porque melhor que ser uma flor, é conseguir desabrochar flores nas pessoas.
Um abraço!
Um belo texto, parabéns! Precisamos nos cultivar, nosso interior nos acompanha o tempo todo! E se chegar visita, tá tudo sereno e limpo.
ResponderExcluirMas que texto lindo, repleto de excelentes conselhos de como cultivar o nosso jardim de afectos. Há que fazê-lo com amor e mil cuidados para que todos lhe sintam o perfume, numa possível visita!
ResponderExcluirBeijinhos.
Bom fim de domingo, querida amiga Sônia!
ResponderExcluirTanta delicadeza no post.
"... coração triste e será preciso que você lhe oferte flores, aromas, cores, sabores, a fim de lhe restaurar o ânimo."
Assim ocorre e é bom que seja feita toda sorte de mimos a quem sofre.
M
Esteja bem, amiga.
💐👼🙏🕊️😘
Olhar a própria vida como se fosse um jardim que precisa de ser cuidado. Muito bela a ideia.
ResponderExcluirUma boa semana com muita saúde.
Um beijo.
Boa noite Sônia! É a mais cristalina verdade, colhemos apenas o que cultivamos em nós. Pessoas vivem "destrambelhadas" em suas emoções desequilibradas e pensamentos nocivos, e ficam indignadas quando se sentem em angústia constante. Precisamos cultivar um jardim agradável para atrairmos pessoas agradáveis também...
ResponderExcluirUm grande abraço!
Texto lindo, cheio de frases dignas de reflexão. Muitos seres humanos atravessam o percurso da própria vida sem examinar a si mesmo. E sem examinar as suas relações com os outros, o que semeia.
ResponderExcluirMas esses são dois dos maiores propósitos da vida.
Beijão
Olá minha querida amiga Sônia!
ResponderExcluirExiste um jardim dentro de nós pronto a ser semeado.
E que se semeie muito amor para colher muita, bondade, dignidade, felicidade...
E se aparecerem ervas daninhas, respirar fundo e acreditar que as podemos também ajudar na sua humilde caminhada.
Todos merecemos ser ajudados.
Um grande beijinho.
Megy Maia💕🌹💕
Oi Sonia! Achei belo este texto! Nossa vida comparada com um jardim é perfeito, espinhos e ervas daninhas devem ser retirados sempre! Pode ser que um mau semeador passe e atire umas pedras nas nossas plantinhas, mas com paciência plantamos de novo! Beijos nas bochechas!
ResponderExcluirOlá, Sônia!
ResponderExcluirSeu filho tem a mesma forma de escrever que você, acho eu.
Escrita subtil, afetuosa e conselheira. Plantamos o que semeamos, sem dúvida, e nosso jardim interior deve ser mto bem tratado. Se cuidarmos bem dele, praticaremos o bem e levaremos outras pessoas a fazê-lo.
Amo vossa escrita.
Beijos e saúde para ambos.
Belíssimo texto! Precisamos de plantar jardins de afectos.
ResponderExcluirAgradeço de coração as palavras de conforto neste momento difícil pelo que estou a passar.
Bjs
Que texto lindo, Sonia
ResponderExcluirTratemos de cuidar muito bem do nosso jardim interior removendo as ervas daninhas.
Um carinhoso abraço
Verena.
Vamos semear sempre nosso jardim interno!
ResponderExcluirBeijos!
" O que plantei hoje ?" Pergunta pertinente que deveriamos fazer a nós mesmos no fim de cada dia, assim como uma espécie de reflexão, de oração; bastariam uns minutos de silêncio, pensando no que fomos capaz de dar, principalmente ao outro, seja aos que estão junto a nós, seja àqueles que, morando noutro lugar, tantas vezes precisam de um sorfisso, de uma palavra amiga, de um pão que lhes mate o jejum forçado, Costuma-se dizer que ninguém dá aquilo que não tem e por isso é urgente que tenhamos muita atenção ao nosso eu interior, que " semeemos " nele aquelas sementinhas do bem e tentemos a todo o custo tirar de lá aquelas " ervas daninhas " que foram ocupando demasiado espaço sem que nos apercebessemos e tantas vezes por motivos que não soubemos evitar. Vamos acumulando dentro de nós muitas mágoas, ressentimentos, inimizades que não nos fazem bem e que nos impedem de distribuir pelos outros aqueles afectos, os pequeninos gestos de carinho que tantas almas angustiadas precisam e se abeiram de nós para os consegirem. Se nos preocuparamos em fazer essa reflexão diária, com certeza, aliviaremos o nosso coração e prometeremos a nós mesmo uma mudança, uma limpeza nesse nosso interior para que ele se torne um jardim florido capaz de distribuir pétalas coloridas por aqueles que vêm até nós em busca de cor. Sejamos jardins, cuidemos deles com carinho e repartamos as flores por todos os que chegam " com pés cansados, olhos baços e coração triste; seguirão, com toda a certeza de " ânimo restaurado"
ResponderExcluirTambém eu, Thiago e Sonia, saio de cá muito mais animada e comprometida com os cuidados a ter com o meu jardim interior. Obrigada aos dois pelo belo momento. Um beijinho e SAÚDE!
Emilia
Muito lindo Sonia, viver este cuidar, plantar a semente do bem, do amor e saber o tempo que o tempo tem para florir e dar frutos, que nos possibilitem agregar valores, que tornem nossa vida mais leve e bela. Vamos semear e cuidar pois somos um campo fértil.
ResponderExcluirCarinhoso abraço e feliz semana de um novo mês de renovadas esperanças neste momento delicado.
Foto e texto muito bonitos e reflexivos. Semear boas sementes precisamos sempre, também fazer boas escolhas na hora do plantio e regar com todo amor. Viver bem é semear com o coração, dia após dia.
ResponderExcluirO meu abraço...
Olá, Sonia.
ResponderExcluirVenho desejar um Dia da Mulher muito carinhoso e dias de serena paz e esperança.
Meu abraço de sincera amizade. 💐
~~~~~~~~
Reli o teu texto e novo me encantei!
ResponderExcluirVamos continuar a semear e a cuidar, para que em breve possamos colher as flores e os frutos.
Beijos.
Um texto lindíssimo, que traça um adorável paralelismo entre um jardim... e a nossa vida!... E nesta fase tão desgastante... bem precisamos de cuidar do nosso jardim interior... resiliência ... é a grande lição da Natureza... mesmo com opções de crescimento cortadas... volta a nascer sempre inteira... e mais forte... semeemos auto-estima e amor próprio... nesta fase em que devemos continuar a resistir, a duras envolvências... por nós... e por outros!...
ResponderExcluirUm beijinho! Estimando que se encontre bem, assim como todos os seus!
Ana