Quem sou eu

Minha foto
Porque somos feito as estações, sempre mudando...

domingo, 6 de dezembro de 2020

OUÇA A MELODIA

Dezembro chegou e com ele, última postagem do ano aqui no blog.
Caneta e papel na mão começo rascunhar algumas ideias, mas a cada uma, outra surge, algumas me contradizendo e questionando, outras indo na via contrária a ideia inicial - escrever algo leve e alegre, talvez um tema natalino - e esse motim de ideias me trazem reflexões, insigths, memórias e uma folha cheia de frases rabiscadas e pontos de interrogação.
Me vejo tentando escrever algo em dissonância com o que sinto e se não vem do coração, não flui.
Não é que eu esteja triste, tenho tantos motivos para ser feliz e grata, mas minhas supostas ideias iniciais se transformam em retrospectiva do ano atípico e difícil que tivemos.

Eu sempre adorei dezembro por conta do Natal, ver as ruas e casas com suas luzes e enfeites coloridos, mas esse ano penso nas  perdas que ocorreram por conta da Covid,  nas famílias que não puderam abraçar seus entes na derradeira despedida. 
Meu genro mesmo, se despediu do pai sem poder dar o último beijo ou fazer um último afago. 
Mas, em contrapartida, também me surge a mente os gestos de solidariedade, os ouvidos prontos para uma escuta amorosa, lábios que consolam, preces que se uniram em uma vibração de fé e amor.

Esse foi um ano onde nos recolhemos, tivemos que nos resguardar, nos permitir ficar vulneráveis, transformar nosso olhar em abraço e em sorriso,  ressignificar a forma de ver e sentir o mundo a nossa volta. 
E enquanto escrevo, lembro o trecho de uma música de Oswaldo Montenegro: "Não pense que o mundo acaba ali aonde a vista alcança. Quem não ouve a melodia acha maluco quem dança."

Por tudo que esse ano foi e significou eu desejo que nos dias que antecedem o Natal, você ouça a melodia. 
Ouça a melodia da vida te convidando a viver sua potência interna, a abraçar os seus amores, dizer a cada um como são importantes, o quanto você os ama e é grato por compartilhar sua vida com eles.
Que você se preocupe menos em dar presentes e se ocupe mais em ser presença.
Desejo que dançe, ame, alargue seus horizontes internos.
Que ande nos teus caminhos com fé - no teu ritmo e tempo -  respeitando teus ciclos, tuas emoções, permitindo que a vida flua através de você, com muito amor e gratidão.

"As flores dos flamboyants, dentro de poucos dias terão caído. Assim é a vida. É preciso viver enquanto a chama do amor está queimando..."  (Rubem Alves)

Um natal de paz e saúde a cada um que passa por aqui!

54 comentários:

  1. Ah minha querida amiga, que texto mais primoroso. Quanta sensibilidade em cada frase, tocando nossos corações de uma maneira delicada, porém profunda. Te amo e que possamos dançar a melodia da vida, beijinhos

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde de domingo, querida amiga Sônia!
    Dezembro diferente, sem beijos e abraços, sem reuniões familiares, sem o que já disse em seu post e outras mais.

    os gestos de solidariedade, os ouvidos prontos para uma escuta amorosa, lábios que consolam, preces que se uniram em uma vibração de fé e amor.

    Sensacional, é o que temos para este Natal. Que deveríamos ter no cardápio do ano inteiro, certamente.
    As flores dos flamboyants estão belas.
    Concluiu seu post de maneira perfeita.
    Tenha saúde em todos os níveis do seu ser!
    Passarei mais perto para o Feliz Natal.
    Bjm carinhoso e fraterno de paz e bem

    P.S.
    Apesar de ter dito que será sua última postagem no blog, trago-lhe um convite:
    https://www.idade-espiritual.com.br/2020/12/alegria-crista.htm

    ResponderExcluir
  3. Simplesmente lindo! Adorei e que cada um lave bem os ouvi d os para ouvir a m melodia,não a deixando passar.Feliz Natal e tuuudo de bom em 2021! Bjs,chica

    ResponderExcluir
  4. Que lindo amiga querida!!
    Receba minha gratidão pela sua amizade,pela nossa sintonia!Que estejamos próximas sempre!Bjs de luz!!

    ResponderExcluir
  5. Texto maravilhoso, Sonia, agradeço pelos textos lindos que li esse ano aqui desejando a você e família muita paz e saúde, isso é o que vale para esse nosso ano. O Natal... vai ser bom na medida do possível, não é, amiga?
    Mas outros Natais virão...
    Um beijo de paz e luz.

    ResponderExcluir
  6. Um texto que eu gostaria de ter escrito, pois é exatamente assim que me sinto e, apesar de toda a iluminação das ruas, dos presepios e da arvore que preparei em casa, nao consigo sentir este Natal como os outros. Já não tenho os seres que mais amo, ( eles continuam sempre vivos no meu coração) e, apesar da alegria dos netos, não deixo de pensar naqueles que perderam os seus amados sem poderem despedir-se deles. Perdi um Amigo, na passada quinta feira; fui ao cemitério , mas não pude abraçar a mulher e os filhos; de longe mandei um beijinho e coloquei a mão do lado esquerdo do meu peito. Há meses não via esse amigo, pois o medo do covid impedia-nos o encontro e, apesar de todos os cuidadoe , o virus o levou. Como podemos pensar em Natal, perante tantas perdas? Não sei como vai ser o meu, mas o mais certo é passa-lo com a minha filha, genro e netinha e o meu filho passar com os sogros, mulher e os dois fofos, Lucas e Eduarda. Familia dividida, mas não convém muita gente na mesma sala que tem de estar fechada por causa do frio; além disso os sogros do meu filho são de risco e há que ter isso em conta. Mas, o que importa, Amiga, é que continuemos com SAÚDE e que não ponhamos em risco a vida doa que são mais vulneráveis. Sonia, desejo que tenhas o Natal que esperas e que continuem de saúde. Um beijinho e obrigada pelo carinho que me tens dado há já muitos anos.
    Emilia 🎄🍃🌻🙏

    Sabes, a rua onde moravam os maus pais, aí no Brasil, era a rua dos Flamboyantes e a minha era a dos Manacás. O bairro tinha ruas só com nomes de arvores ou plantas, como por exemplo azaleas. Beijinho, Amiga!💐

    ResponderExcluir
  7. Realmente, encontrar estímulo para escrever algo que fique longe da realidade está difícil. Você falou sobre ela, mas o foco ficou no chamado à vida e ao amor, e encantou. Que haja muita paz e muita união em seu Natal, ao som de melodia vinda do coração. Bjs.

    ResponderExcluir
  8. Lindo texto, Sonia, parabéns!
    O ano está tão doido que abraçar este ano é demonstração de falta de afeto, mas devemos ser prudentes.
    Linda imagem e frase que a acompanha.
    Abraço, boa semana!

    ResponderExcluir
  9. Muito belo e reflexivo, o seu texto.
    O ano de 2020 foi ruim por conta desta tragédia que assolou o mundo. Que 2021 seja bom. Vamos ter esperança. Que o seu Natal seja cheio de amor e que tudo volte à normalidade.
    Uma boa semana com muita saúde.
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  10. Querida Sónia, penso que é muito cedo para avaliar este ano prestes a terminar...
    O capítulo só vai ficar encerrado depois de toda a humanidade ficar vacinada... Não se investiu num medicamento... Pergunto-me por que razão dos VIPS ninguém faleceu...

    Mais uma vez, gostei do seu texto pleno de sincera humanidade. É tempo de agradecer os bons momentos de leitura e o carinho e incentivo que distribui pelos blogues dos seus leitores.

    É importante, sim, manter a serenidade e recorrer à criatividade para fazer este Dezembro especial em ternura e culminá-lo com a verdadeira Festa do Amor.
    Bom Dezembro e um Natal agradável e belo.
    Abraço amigo e carinhoso.
    ✨🎄👼💛🍀🌹🍀🍀🏠🌈🎀

    ResponderExcluir
  11. Sónia, que a chama do nosso viver brilhe intensamente nesta quadra natalícia!
    Muita gratidão e saúde!
    E milhões de beijinhos sorridentes!🍂💙🍂
    Megy Maia🌈

    ResponderExcluir
  12. Sonia ,
    Sua escrita repleta de sensibilidade sempre me emociona .
    Agradeço ter partilhado este texto que espelha o que o ano de 2020 nos trouxe .
    Tenho esperança em dias melhores no próximo 2021 e desejo a você e toda a sua família bênçãos na chegada do menino Jesus .
    Um Natal de paz para vocês .
    Beijos


    ResponderExcluir
  13. Te ler, já é ouvir a melodia da tua boa vontade com as pessoas, Me alegram pessoas, que como tu: criam musica nas letras.
    Um grande abraço e ótimo fim de semana.

    ResponderExcluir
  14. Olá boa noite!
    Um texto que retrata belamente os tempos atuais, que teflete a sensibilidade de cada um de nós e a esperança de melhores dias. Gostei imensamente. Tenha dias felizes nesta quadra natalícia e bênçãos do Menino Deus.
    Beijinho
    Luisa Fernandes

    ResponderExcluir
  15. Foi um ano atípico. Mas que a Luz que nos vem no Natal nos faça renascer em amor e paz.

    Votos de um Santo Natal!

    Beijinhos.

    ResponderExcluir
  16. Boa tarde de domingo Sônia.
    Esse ano de 2020 está sendo uma luta... Força, fé e esperança para 2021 e que possamos aos poucos continuar nossas vidas. Sendo sua última postagem desse ano, te desejo um Feliz Natal e Ano Novo! Bjs.

    ResponderExcluir
  17. Olá Sônia,
    Vim te ver e me deparo com esse bonito e sensível texto que se enquadra no pensamento de muitos, não foi fácil, mas há que melhorar.
    Que passe voando esse dezembro para encerrar esse ano e recebermos 2021 com perspectivas de dias melhores. Parabéns pela inspiração.

    Feliz Natal e Boas Festas!
    Bjs natalinos

    ResponderExcluir
  18. Boa tarde Sónia,
    Uma reflexão muito bela que reflete na generalidade o que vai no coração de todos nós.
    Que seja o amor a reger as nossas vidas e que a esperança seja nossa companheira na recepção ao novo Ano.
    Boas Festas para você e sua Família, com muita saúde.
    Beijinhos,
    Ailime

    ResponderExcluir
  19. Sim, este será um ano que ficará em nossas memórias. Lembraremos dele como o ano das perdas, dos cuidados e receios. E de vermos uma faceta do mundo que jamais nos teria ocorrido que veríamos.
    Mas ir em frente é essencial. E arranjar novos motivos de alegria e significado para a vida também é. Então eu começo celebrando o Natal com a minha família restrita (só os de casa mesmo). E tentarei mostrar a eles que precisamos ter fé e esperança!

    Bom Natal para ti e teus amados, Chris!

    ResponderExcluir
  20. Desejo um maravilhoso natal para você, esse ano tão difícil nos deixa muito reflexivos e mudados em relação a tudo, mas é isso que você escreveu, procurar escutar a melodia.

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  21. Um texto bonito para fechar o ano tão desigual e complexo. Apesar de tudo, está havendo muito aprendizado e acréscimos interiores. Infelizmente, tantas dores e traumas.
    Vamos adiante, crendo sempre que 21 será um ano com grandes reversões e alegrias.
    Feliz Natal, Sônia. Bjs

    ResponderExcluir
  22. Agradeço e retribuo os votos que formula. O seu texto é um bem elaborado convite à reflexão.
    Abraço solidário.
    Juvenal Nunes

    ResponderExcluir
  23. Sônia, que texto sensível, maravilhoso, surpreendente e verdadeiro...

    Lendo agora, meus olhos se encheram de lágrimas por tudo o que aconteceu, por tantas vidas perdidas, por tanto descaso das autoridades, pelos fatos que mexeram demais com o nossos sentimentos, afetando de maneira significativa o meu psicológico que foi muito alterado...

    Lamento demais pelas vidas perdidas, que vazio terrível muitas famílias passarão neste ano, uma dor que não tem como dimensionar!

    Já eu sou grata por minha família estar bem, aos trancos e barrancos e com momentos de medo e sofrimento sobrevivemos até aqui, mas o futuro não se sabe, por isso, AGRADECER é a saída neste momento...

    Obrigada pelo carinho do comparecimento da festa de aniversário de 98 anos de minha avó Zilda, foi à distância, porque ela precisa de muita proteção divina!!

    Um grande e caloroso abraço!!
    Um Feliz Natal e que 2021 seja melhor, com mais amor, mais humanidade!
    Beijos!! ;)))))

    ResponderExcluir
  24. Olá Sônia
    Linda reflexão. Que o ano que se aproxima seja de bênçãos, um forte abraço e obrigada pela presença no meu blog. Bjs

    ResponderExcluir
  25. Linda árvore. Traz alegria para o pátio.
    Abraços, tenha um feliz natal e um novo ano com muitas alegrias e felicidades para toda família.

    ResponderExcluir
  26. Sônia,teu texto traz verdades.
    Falar e escrever sobre o Natal tem nos deixado assim,tomados por saudade e ao mesmo tempo inseguros. 2020 foi o ano da total incerteza. Ninguém pensa mais nas festas como antes.
    O importante é manter a fé e continuar grata a cada momento vivido. Mesmo diante das estações indefinidas.
    Xeru

    ResponderExcluir
  27. Sônia,
    bela participação!
    Este ano lembramos mesmo de alguns
    momentos pesarosos do ano, mas vamos
    ouvir a melodia da esperança.
    Muita paz para você e família no Natal
    e no novo ano!

    ResponderExcluir
  28. Olá, Sónia
    Um texto que adorei ler.
    O mês de Dezembro é, para mim, um mês de contradições. Por um lado, há a alegria do Natal, as recordações da infância, dos filhos pequenos e da alegria deles... por outro lado a saudade de tudo isso e, pior... a saudade dos ausentes, que provoca uma tristeza enorme. É muito complicado, e desde que estou sozinha... chega a ser difícil, mesmo.
    Este ano, com a Covid, será um Natal para esquecer, e pedir a Deus que nos mande outros bem diferentes, com muita saúde para todos, e Paz nos corações.
    Peço desculpa por ter tardado em agradecer e retribuir a sua visita à minha "CASA", mas não tenho andado muito bem de saúde. Felizmente já estou melhor.

    Aproveito a vinda aqui para lhe desejar, assim como a todos os seus, um feliz Natal, com muita Paz e, principalmente, saúde.

    Continuação de boa semana.
    Beijinhos
    MARIAZITA / A CASA DA MARIQUINHAS

    ResponderExcluir
  29. Olá Sônia,
    Venho agradecer e retribuir os votos de um Natal repleto de saúde, paz e muito amor.
    Desejo que 2021 lhe traga o que ainda não conseguiu conquistar, sempre com saúde!
    Um abraço carinhoso ♥

    ResponderExcluir
  30. Oi Sônia, agradeço a sua presença em quase todos os meus posts nesse ano e que os nossos Natais não apaguemos a chama da esperança.

    ResponderExcluir
  31. Olá Sônia,
    Dezembro é sempre um mês especial, é um mês que mexe com nossas emoções, e esse ano estamos passando um Natal de muitas ausências... Que saibamos ser mais presença na simplicidade de um Feliz Natal! Belissimo texto! Parabéns!!

    ResponderExcluir
  32. Um Natal pleno de Paz e Amor, Sônia. Beijos
    ~~~~~~~~~~~~

    ResponderExcluir
  33. »-(¯`v´¯)-»….Oi Sonia! Este ano tão diferente de tudo que já vivemos não foi totalmente ruim, tivemos oportunidade de aprender sobre solidariedade, respeito ao próximo, empatia...e se estamos vivos temos que agradecer muito a Deus pois muitos se foram nesta pandemia. Boas festas e beijos nas bochechas!...»-(¯`v´¯)-»

    ResponderExcluir
  34. Foi um ano diferente, mas temos que enfrentar e ter fé e esperança para um mundo melhor.
    Feliz natal!
    bjss

    ResponderExcluir
  35. Boa noite Sônia!
    Esse texto além de bonito e bem refletivo.
    Que dezembro termine o mais rápido possível. Linda imagem dessa árvore!
    Desejo um Feliz Natal pra ti e todos os teus!
    Um abração!

    ResponderExcluir
  36. Este foi um ano difícil para todos nós, mas tal como disse, temos de ouvir a melodia da vida e ter fé e esperança que dias melhores irão chegar.
    Dentro do possível, com segurança e em paz, desejo-lhe um Feliz Natal e um Excelente Ano Novo, pleno de tudo de bom.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  37. Olá Sônia,
    Desejo que passe um Natal muito feliz, com saúde e paz!
    Beijinho

    "Natal é o abraço apertado
    Que, sem ser pedido, é dado
    E aquece até o mais frio coração
    Natal é amar sem contrapartida
    É perdoar, porque é o ciclo da vida
    Natal é saber repartir o pão"

    ResponderExcluir
  38. Olá Sônia! Escrevi um longo texto comentando sua postagem, e ao enviá-lo, a internet caiu e perdi tudo. Belo exemplo para tudo o que nos aconteceu no ano que passou, não é...?
    Tantos planos não concluídos, promessas que não puderam ser cumpridas, sonhos adiados. Um ano para lembrar: lembrar da solidariedade, e até da falta dela, como exemplos do que fazer e não fazer. Lembrar do valor da saúde, tantas vezes descuidada. Lembrar como cada pequeno gesto, que agora estamos impedidos de fazer, importa.
    Que venha um ano com mais respostas, mais soluções, mais paz!
    Um grande abraço! Boas festas!

    ResponderExcluir
  39. 💝Que nesta quadra natalícia.
    Somente espalhe sementes de luz e de amor.
    Sónia, beijinho no seu coração.💝
    🎀Megy Maia🎀

    ResponderExcluir
  40. Sei que este ano não foi fácil para ninguém, apesar disso que o Natal seja festejado com Amor, Saúde e Paz.
    Abraço e saúde

    ResponderExcluir
  41. Querida Sonia
    Desejo a você um Feliz Natal pleno de paz, amor, fé e muita saúde e um Ano Novo cheio de realizações! Que Deus, em sua infinita bondade, abençoe e encha de paz todos os corações. Natal é tempo de comemorar a vida, espalhar o amor e semear a esperança.
    Beijinhos Natalinos carregadinhos de amor

    ResponderExcluir
  42. Deixando votos de um feliz e Santo Natal, extensivo a toda a sua família e amigos/as.

    Boas Festas

    ResponderExcluir
  43. Um grande abraço e uma vontade que você seja sempre essa que comunica a interpessoalidade do dia.
    Felicidades

    ResponderExcluir
  44. Feliz Natal, para você e sua família!
    Que o Menino Jesus continue enchendo nosso coração de esperança e fé!
    Abraços!

    ResponderExcluir
  45. Feliz Ano Novo.

    Que em 2021 possamos olhar a vida com olhos de criança, que vê beleza e sinceridade em tudo que observa, que você tenha inúmeros motivos para sorrir e que o amor, a paz, a tranquilidade, a felicidade e a saúde possam fazer parte do seu novo ano.

    Não poderia deixar de agradecer por todas as vezes que carinhosamente esteve em meu blog neste ano, espero que possamos continuar juntos nesse mundo de poesia e amizade no próximo ano também.

    Beijos

    Ani

    ResponderExcluir
  46. Sonia, um Ano Novo com muita saúde, paz e esperança pra você e sua família!
    Beijos. Até mais!

    ResponderExcluir
  47. Como sempre, uma publicação, leve e sincera, que me cativa sempre, da primeira à última palavra... e que encerra da melhor forma por aqui, um ano, nada fácil, para o mundo.
    Tenho andado menos presente, na Net... tentando ser mais presente... com quem a todo o momento, também posso perder por conta deste vírus diabólico... as rotinas caseiras de prevenção, diárias, sucedem-se até à exaustão... e por enquanto, não tem havido sobressaltos... mas cada dia... é uma incógnita e um desafio, para quem se encontra num grupo de risco...
    Eu também adoro a época do Natal... mas este ano, não o consegui apreciar, com o mesmo gosto de sempre... com as ansiedades roubando a cor dos dias... ainda assim, passámo-lo com a tranquilidade possível, e saúde... tal como eu também estimo que assim tenha sido o seu, Sônia!
    Deixo um beijinho grande, desejando-lhe a continuação de Boas Festas, para si e todos os seus, e que 2021 seja incomparavelmente melhor... e que nos possamos continuar a encontrar, nestes laços de partilha, que os blogues sempre nos permitem...
    Pela minha parte... prosseguirei sempre... tentando não me perder da melodia... ainda que por vezes, implique parar um pouco, para melhor a reencontrar... e também o achar o ritmo mais certo...
    Tudo de bom! Beijinhos! Até daqui a pouco... em 2021! Boas Festas, para todos!
    Ana

    ResponderExcluir
  48. Um post lindo para fechar esse ano tão estranho, inesperado e surpreendente. Um ano de dificuldades e superações.
    Um belo convite para ouvirmos a melodia.
    Que 2021 venha com muita esperança, com a vacina, com a cura, que possamos nos reaproximar fisicamente das pessoas e olhar para trás com gratidão por termos superado tudo isso.
    beijos
    Chris


    Inventando com a Mamãe / Instagram  / Facebook / Pinterest

    ResponderExcluir
  49. 🕊️Um novo ano vai começar, lembre-se de sonhar para que você continue a ter motivos para ser feliz.🕊️

    Feliz 2021, querida amiga Sônia!
    Bjm carinhoso e fraterno de gratidão
    😘🏡🙏🙌

    ResponderExcluir
  50. Olá!

    Hoje é só para desejar

    UM BOM ANO de 2021.

    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  51. Feliz Ano Novo!!! Que 2021 traga Saúde, Fé e Esperança!!! Muito Obrigada pelo carinho no meu blog!!! Bjks

    ResponderExcluir
  52. 🌟

    ESTIMADA SÓNIA

    UM ANO NOVO BOM E FELIZ.

    MUITOS SUCESSOS E ALEGRIAS.

    ABRAÇOS E BEIJOS. 🍀🌸🍀🍀✌✌✌🎀

    ResponderExcluir
  53. Bonito o que escreveu.
    Que em cada um de nós não se cale nunca a melodia do bem querer.

    ResponderExcluir