Analisava como algumas posturas alheias refletem em nós e nas nossas emoções, me questionava o que aquela situação queria me ensinar para que tivesse encontrado eco dentro de mim e me tirado do ponto de equilíbrio.
Quanto mais algo me irrita, mais eu percebo que ali tem algo para eu aprender, principalmente quando é algo recorrente, afinal, a lição só acaba quando eu realmente aprendo o que ela veio me ensinar.
Aprender não sobre o outro, mas sobre quem sou e como preciso melhorar internamente, acolher minhas emoções, meus conflitos, para só então, elaborar determinada questão e as lições que ela me trouxe.
Enquanto refletia, me veio a mente uma oração indígena, da qual eu lembrava apenas o primeiro trecho - que pronunciei em voz alta, feito um mantra - enquanto terminava de tomar meu café. Depois, fui cuidar dos meus afazeres e não pensei mais no assunto.
A tarde, eu e uma amiga de muitos anos, conversávamos por ligação, uma prática que veio com a quarentena e se tornou comum aos domingos. Até comentamos que nossas ligações tem sido uma espécie de terapia, pois compartilhamos coisas do cotidiano e vários sentimentos, o que tem nos rendido valiosas reflexões.
Durante nossa conversa partilhei com ela o que tinha acontecido na semana, em resposta ao meu desabafo, ela recitou algumas palavras.
Falei que as palavras não me eram estranhas, ela então explicou que eram de uma prece indígena. No mesmo instante a prece tomou forma em minha mente, a mesma prece que eu havia lembrado pela manhã, só que em trechos diferentes.
Acredito que o Universo sempre nos manda sinais, por isso precisamos estar atentos.
Entendi que a coincidência era um sinal para eu me lembrar da energia que há nas palavras e nas intenções. Que frente algumas questões, o mais sábio é calar e me afastar, para não dizer ou fazer algo que depois me traga arrependimento.
Agradeci minha amiga pela amizade tão querida e por ela ter sido o canal para que eu compreendesse isso.
Desde então, tenho feito a prece diariamente e hoje, compartilho com você que passa por aqui, espero que ela seja para você um sopro de energia e paz, assim como tem sido para mim.
PRECE DO BELO CAMINHO
Hoje sairei a caminhar
Hoje todo mal há de me abandonar
Serei tal como fui antes
Terei uma brisa fresca a percorrer-me o corpo
Terei um corpo leve
Serei feliz para sempre
Nada há de me impedir
Caminho com a beleza à minha frente
Caminho com a beleza atrás de mim
Caminho com a beleza abaixo de mim
Caminho com a beleza acima de mim
Caminho com a beleza ao meu redor
Belas hão de ser minhas palavras
Belas hão de ser minhas palavras
Belas hão de ser minhas palavras
Obs.: A Prece do Belo Caminho é pronunciada todas as manhãs pelos Índios Navajos dos E.U.A., antes de saírem para sua jornada diária para que esta seja abençoada!
(Foto: Silvio A.)
As tuas palavras já eram belas, mesmo antes dessa oração, mas estou grato por tu compartilhar.
ResponderExcluirFeliz domingo
Olá, Ney!
ExcluirObrigada por passar por aqui. Visitei teu espaço, gostei do nome que escolheu e adorei sua poesia "camiseta", pena que não tem como deixar comentário.
Um ótimo domingo.
alterei configuração. Grato e feliz semana.
ExcluirMinha querida amiga, quanto aprendizado nesse texto. O outro nada mais é que um espelho que demoramos entender sendo assim. Como é bom termos amizades assim que as conversas são pura terapia e filosofia de vida. Nossas conversas também são assim. Bjssss
ResponderExcluirGostei do que li a agradeço a vista ao meu blog.
ResponderExcluirUm abraço e bom Domingo.
Andarilhar
Dedais de Francisco e Idalisa
Livros-Autografados
Boa tarde de domingo, querida amiga Sônia!
ResponderExcluirQue maravilha!
Estava precisando muito, fiz com devoção.
Ninguém pode danificar para sempre um filho amado de Deus.
Se Ele é por nós quem será contra nós.
É preciso ser muito soberbo para crer que se pode destruir o outro.
Ele manda anjos como mandou para você, amiga.
E você já foi anjo para mim agora...
Teia do bem somos e somos felizes.
Muito obrigada pelo seu carinho e edificação.
Tenha uma tarde dominical abençoada!
Bjm carinhoso e fraterno de paz e bem
Essa conversa com amigos é, de fato, uma terapia, pois nos abrimos com naturalidade e ouvimos o que dizem, com prazer. Pontos obscuros que nos cercam são clareados. Precisamos estar atentos aos sinais que recebemos, como você fez. A oração é bela e cheia de luz. Uma ótima semana para você. Bjs.
ResponderExcluirHá palavras assim que, ditas diariamente como se fossem uma oração nos fazem muito bem. A conversa com bons amigos também é uma terapia excelente.
ResponderExcluirUma boa semana com muita saúde.
Um beijo.
Refletir é sempre o melhor remédio, em tudo na vida.
ResponderExcluirAbraço!
OLá, Sonia,
ResponderExcluirGostei demais deste post, acredito muito no poder das palavras, aliás, muitos anos atrás eu comprei para mim - e depois para amigos - o livro do Don Gosset 'Há poder em suas palavras". Mas a gente tem que estar sempre lembrando disso. A oração indígena é linda!
Beijão
Fabulous blog
ResponderExcluirÉ preciso caminhar em paz!
ResponderExcluirNestes tempis difíceis amigas e amigos têm me mantido mais segura!
Gostei do que li.
Abraço
Simplesmentelindo.
ResponderExcluirBjs
Sim, o universo sempre nos manda sinais.
ResponderExcluirGostei muito desse mantra, uma oração que vou copiar! bjsss
Começo por agradecer a sua visita à minha "CASA". Obrigada!
ResponderExcluirTodos temos "dias difíceis". Nesses momentos ter um ombro amigo para desabafar tem um valor incalculável.
A "Prece do belo caminho" é linda! Acredito que, dita com fé, pode ajudar a melhorar os nossos dias.
Eu tenho uma oração, MINHA, que pronuncio todos as dias, ao levantar. Acho que faz muito bem à alma, e conforta.
Continuação de boa semana.
Beijinhos
MARIAZITA / A CASA DA MARIQUINHAS
Cảm ơn bạn đã ghé thăm blog của tôi, chúc bạn một ngày tốt lành
ResponderExcluirBoa tarde Sonia,
ResponderExcluirUm texto muito interessante que contribui para que eu também me analise quando algo não está bem. Muitas vezes, quase sempre, o problema está em nós.
A prece é muito motivadora.
Obrigada por partilhá-la.
Um beijinho e bom fim de semana.
Ailime
Fiquei absolutamente extasiada com a sua reflexão e a prece do belo caminho dos Índios Navajos..Nossa que sapiência!!!
ResponderExcluirRealmente belo, encantador!!
Tenha um lindo final de semana!!
Esse cantinho é mágico!!
Beijos!! :))))
Você é uma privilegiada por ter um amiga que te escute e te dê bons conselhos, um bom amigo é realmente um tesouro. As vezes tudo que a gente precisa é de alguém que nos acolha. Linda oração, as palavras tem poder. Beijos!😘
ResponderExcluirUma prece digna do maior dos sábios. Senti-a profundamente no meu interior.
ResponderExcluirFoi um prazer passar por aqui.
Fique bem.
Não sou de rezar, Sonia, mas sou de prestar atenção aos " sinais " e de tentar aprender com eles. À medida que ia lendo o que escreveste, lembrava de uma recepção muito forte que tive com uma pessoa em quem confiava e que era , portanto merecedora dos meus desabafos. Mas, o mundo desabou quando, a propósito de umas fofocas, ela deixou de me falar e todas as tentativas que fazia para lhe explicar as razões dos " ditos " que ouvira caiam por terra; um dia ganhei coragem, apesar de todos os " nãos " e fui ter com ela , para conversarmos, olhos nos olhos. De nada adiantou e eu, como não gosto de deixar de falar com pessoas a quem considero, falei : " deixe isso para lá...a vida é curta...dê-me um abraço e esqueçamos esses mal entendidos...há coisas mais sérias na vida..." Sabes, Sonia, essa pessoa levantou-se e não me deu o abraço. Custou-me muito, mas aprendi que deveria ter prestado atenção a determinadas atitudes dela que já sinalizavam o tipo de pessoa que era. Fui relevando, pensava que eram só suposições minhas, mas enganei-me. Durante muitos anos andei com uma pessoa tão rancorosa que se nega a dar um abraço a quem o pede. Cuata-me a aceitar que haja gente assim, mas há. Ainda hoje se ela e o marido cruzam comigo na rua, ele cumprimenta-me com enorme simpatia e ela baixa os olhos sem nada dizer. Agradeço à vida ter-me feito ver, a tempo, que andava com uma pessoa que não merecia a minha amizade. A vida deu-me muitos sinais e eu não os reconheci, mas agora estou a aprender a reparar neles e a escutå-los. Obrigada, Sonia, pela partilha de tão bela prece. Irei lê-la de novo! Fica bem, querida Amiga, com SAÚDE para todos aí. Isto sim, importa! O resto...é o resto e não merece a nossa inquietude. Beijinhos
ResponderExcluirEmilia
Olá, Sonia!
ResponderExcluirBelíssimo texto, e também li os comentários das amigas e me tocou muito a reflexão da nossa querida Emília. Sou parecida com Emília, não me faz bem as mágoas, os rancores principalmente quando eu tenho alguma culpa, sinto-me mal, procura ajeitar a situação, imagine quando a culpa não é nossa, quando foi um mal entendido. Essas coisas eu não alimento, estendo a mão tentando compreender porque fui vítima, o que aconteceu. E muitas vezes acontece isso, a pessoa se fecha. Aprendi a não insistir, recuo para não me machucar, essa é minha atitude. Sonia querida, mágoas nos fazem muito mal, nosso corpo adoece. Precisamos sim aprender também a recuar em nosso benefício, sendo que a pessoa muitas vezes não está nem aí. Se não serve para nossa amiga...não serve e ponto final. Custei a fazer isso, mas precisei fazer algumas vezes. Quando a carga é pesada, o remédio é o afastamento.
Gostei muito da tua reflexão, alias, todas as tuas que li são ótimas! A oração indígena é linda.
Uma linda semana pra você, cuide-se bastante.
Beijo!
Que prece linda, Sônia! Magnifica partilha! Sendo agnóstica, são estas preces indígenas que mais me tocam... por pertencerem a quem tem uma ligação mais profunda, intuitiva e compreensiva da natureza... afastada de correntes de pensamento religiosas... agrilhoadas a outros conceitos e ideias... que não os da pura ligação à terra...
ResponderExcluirQuem dera que todos prestássemos mais atenção aos sinais... que a vida e o universo, coloca nos nossos caminhos todos os dias, das mais variadas formas...
Belíssima postagem, como sempre, Sônia!
Deixo um beijinho... estimando que tudo esteja bem, aí desse lado!...
Feliz semana!
Ana
Querida Sónia.
ResponderExcluirComo é habitual, o seu ´post' é excelente e acrescenta sempre algo aos nossos conhecimentos.
Haverá mentes menores que pensem que índios não têm cultura, nem pensamentos transcendentes, que vivem por instinto...
Gostei muito da oração.
Não é fato que me perturbe, mas tenho andado com algum incómodo, porque a Sónia não me visitou, como é habitual, um gesto que eu agradecia visto eu publicar no A Vivenciar duas por semana e é pelos comentários que recebo, que eu vou lendo e comentando os blogues com quem tenho afinidades... Seleciono, mas é sempre um grande trabalho visitar todos os blogues duas vezes por semana, pelo que, nem sempre estou com atenção às entradas na lista...
Penso que vai gostar do tema e do meu trabalho.
Dias lindos e doces nessa primavera tropical... Que eles ofusquem o pior...
Abraço grande.
~~~~
Vim apenas pra te agradecer o carinho, palavras e oração pelo Kiko. Obrigadão! me deparei bjs, obrigadão,chicacom esa linda oração!ADOREI!
ResponderExcluirBoa tarde.
ResponderExcluirAdorei sua escrita.
que bom ter amigos anjos que nos ajudam no cotidiano, prece linda.
Uma boa semana para você. Bjs.
Querida amiga;
ResponderExcluirCalar em muitas situações, é sinal de sabedoria e força.
Só o fraco esbraveja e pragueja.
Tirar lições de conflitos, trás crescimento interno,nos ensina a ponderar coisas.
E, são raras as pessoas que tem a sensibilidade para entender e aprender com esses conflitos.
Sei que você é uma dessas pessoas previlegiadas.
Ler seu texto, é sempre um previlegio, uma dádiva!
Obrigada pelo carinho 🌷
Beijos, que a luz de Deus ilumine seu caminho.
Sonia, que experiência incrível! Isso é um caso de sincronicidade! Quando algum evento externo nos chama a atenção para um evento interno. As palavras de sua amiga te chamaram para a sabedoria da prece que estava dentro de você...
ResponderExcluirEssa prece é maravilhosa!
Espero que não esteja mais chateada.
Bjs
Bjs
Uma bonita prece de que nunca tinha ouvido falar.
ResponderExcluirQuando eu era menina, a minha madrinha me ensinou uma prece que era assim
Da minha casa vou sair
Para minha vida governar
tantos anjos me acompanhem
quantos passos eu vou dar
Deus comigo e eu com Deus
Deus à frente e eu atrás
Virgem Santíssima de defenda
das astúcias de Satanás.
Abraço, saúde e uma boa semana
É engraçado que a vida nos dá sinais
ResponderExcluiras vezes muitos sutis... temos
que estar sempre espertos, ligados para
compreender isso;
Amei o post;
Obrigada pela sua presença e por gostar do nosso espaço;
Aqui no estado do RS essas casinhas de madeira não são consideradas pela maior parte da população casinhas boas de se morar; atribuem a essas casinhas a pessoas de baixa renda; venho então com essa proposta que essas casinhas podem sim ser um estilo de vida; estilo simples mas que com certeza há um certo tipo de retorno atrelado em direção ao bem estar.
Boa entrada de mês de novembro e se cuida.
PAZ E BEM.
Linda oração!
ResponderExcluirTranscrevi para o papel!
Tu nas nossas vidas tem um sentido!
Um beijinho florido!Que nunca me falte a inspiração!
Um melodioso abracinho no teu coração!🌺🌷🌼
Megy Maia🌈
Boa noite Sonia!
ResponderExcluirUm texto muito sábio pra ler e refletir. A vida dá sinais o tempo todo, é só a gente observar! Para alguns, ela sussurra e é o suficiente. Para outros, ela grita, e muitas vezes a pessoa não entende. É só estar atento! É só ouvir! É só saber ouvir... Sabe que em algumas situações eu tento ficar calada e em paz do que ter razão, mais isso requer muita sabedoria, muito controle. As vezes eu falho em algumas lições que a vida tem passado pra mim... Mais estou tentando aprender todos os dias. “Na escola, você recebe a lição e depois faz a prova. Na vida, você faz a prova e depois recebe a lição”.
Gostei muito da oração. Obrigada por compartilhar.
Boa semana!
Um beijo!
Que prece bonita e que bonita partilha.
ResponderExcluirBeijinhos,
Vanessa Casais
http://primeirolimao.blogspot.com/
Seus pensamentos encontram eco naquilo que penso também. A maioria das pessoas quer se livrar das situações problemáticas sem resolvê-las dentro de si...e então logo à frente encontram de novo a mesma situação e sofrem de novo e de novo. Estou tentando mudar em mim mesma a minha maneira de encarar as situações, para manter sempre a paz e a lucidez e para não deixar que o que vem de fora perturbe meu interior. Isso é o verdadeiro poder sobre nós mesmos...difícil, realmente... não se trata de ter calma, mas de mantê-la, minuto a minuto. Um abraço!
ResponderExcluirBonita prece!
ResponderExcluirA vida está sempre a dar-nos sinais.
Grande parte das vezes nós não damos por isso.