Quem sou eu

Minha foto
Porque somos feito as estações, sempre mudando...

sábado, 21 de março de 2020

ADOÇANDO

Nesta semana, meus netos, assim como tantos outros, não tiveram aulas e vão continuar sem por algum tempo. Quanto, ainda não sabemos.
Durante a semana, é rotina eles ficarem comigo no período da tarde, mas com as orientações para nos mantermos em casa, eu, que moro em apartamento, optei por ficar a semana com eles em sua própria casa, onde há espaço e quintal para que corram e brinquem.

Quinta-feira, minha filha antes de sair para o trabalho, foi ao mercado e entre as compras trouxe iogurtes e algumas guloseimas que as crianças adoram e orientou que era um pra cada por dia, pois não se sabe com tudo que está acontecendo, como vai ser sair para ir ao supermercado e se vai faltar alguma coisa nas prateleiras.

Neste mesmo dia, quando vou a despensa pegar a lata de arroz e dar início ao almoço, me deparo com este papel colado na porta:


No primeiro instante achei graça, mas logo após pensei: sim, estamos em guerra, todos procurando maneiras de  combater e se proteger de um mesmo inimigo, o coronavírus.

Aqui onde moro, há uma página na internet onde postam de tudo um pouco, principalmente notícias referente ao que acontece na cidade.
Nessa página, eu li muitas mensagens de jovens se oferecendo para irem ao supermercado ou farmácia e assim - idosos ou aqueles que são do grupo de risco - não precisarem sair de casa.

No meio de tantas informações que circulam pelos meios de comunicação, gerando medo e  incerteza, ler algo assim, adoçou meu coração.
Talvez seja essa a lição com tudo isso, desacelerar para sair do deserto interior e olhar ao nosso redor.

E hoje, para adoçar o coração de quem passa por aqui,  compartilho o link do blog da Ana Paula - "lado de fora do coração" - onde ela divide conosco, palavras açucaradas, numa escrita cheia de delicadeza.

Para fechar essa postagem, deixo a foto que meu neto mais velho tirou no início da semana, dizendo ao passar correndo por mim para pegar o celular:
"Vó, o céu tá lindo, preciso tirar uma foto para mostrar pro meu pai e minha mãe."

Façamos como ele, vamos registrar o que é lindo e dividir uns com os outros. Tornando assim, neste momento conturbado, o dia de alguém mais leve e feliz.

Um abraço cheio de esperança a todos que passam por aqui.


27 comentários:

  1. Realmente, parece até engraçado o bilhete, mas a guerra aí está.Guerra contra o corona... Vamos que vamos cada um sua parte fazer! Adorei o céu! Que bom esses registros de coisas boas. Lá na Ana, sempre assim...Nos encantamos com ela sempre! beijos às duas e pro teu neto que fotografou tão bem! chica

    ResponderExcluir
  2. Qual o nome do teu neto,Sonia? Quantos anos tem? Caro que peço pra roubinhacar o céu...bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Chica!
      Meu neto se chama kalel e tem dez anos.
      Lógico que pode levar o céu, rs

      Bjs

      Excluir
    2. Dia 10 MAIO,dia das mães estará lá!bjs, obrigadão!

      Excluir
  3. É tempo de aprendermos, de nos readaptarmos, de ensinar para as crianças...Se sabem ver a beleza de um céu, talvez saibam mais do que nós.
    Fui espiar lá no link, realmente muito legal o texto.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  4. Gostei de ler. Também tenho aqui a neta de 11 anos que se juntou à mana de 7 meses.
    Abraço e saúde

    ResponderExcluir
  5. Olá, Sónia!

    Tão bonito, bem escrito e açucarado está teu texto!
    Temos que saber contornar os obstáculos e os ultrapassar também com inteligência, bom senso e algum humor.

    A atitude de seus netos, colocando o papel na porta da despensa, me fez sorrir e refletir. Havia um céu bonito para fotografar.

    Saibamos adoçar a vida nos momentos menos bons. Obrigada pelo teu texto.

    Beijos e um bom domingo. Se cuidem!

    ResponderExcluir
  6. Sonia , seu texto é leve e penso que você seja também assim .
    Agradeço a partilha .
    Eu , estou muito apreensiva com a situação que estamos vivendo .
    Tenho uma filha médica que trabalha na emergência de um hospital aqui em São Paulo e nos conta da ocorrência de muitos casos do vírus e as internações .
    Nem tem vindo nos visitar desde o começo do surto .
    Minha mãe , embora com saúde e disposição , já está com 95 anos e veio ficar em minha casa .
    Com certeza , tiraremos grandes lições através desta pandemia .
    A esperança em dias melhores é grande através da oração .
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Eu te entendo, Marisa, também tenho filha e genro trabalhando na área da
    saúde.
    Oremos e confiemos.
    Bjs

    ResponderExcluir
  8. olá, te achei no blog da Rosélia, e vim conhecer esse espaço. Sim, estamos vivendo dias difíceis, e foi pensando nisso que estou fazendo uma blogagem coletiva para nos unirmos em preces e boas energias diariamente. Te convido a conhecer meu blog e lá vais ver como participar, cada um da sua maneira, importante estarmos unidos e pensando no bem de todos. Adorei teu espaço,bjs
    Amigos, estou convidando para uma blogagem coletiva a ser feita preferencialmente todos os dias às 18:00 hs para Nossa Senhora, nossa padroeira. Os detalhes estão no blog. Conto com a colaboração de todos, bjs <3

    https://espiritizareamar.blogspot.com/2020/03/blogagem-coletiva-ave-maria-todos-os.html

    ResponderExcluir
  9. O seu neto tem razão. É tempo de sabermos olhar o que nos cerca. E ter muito cuidado e muita coragem para aguentar estes dias que não sabemos quando acabam. Tudo de bom para si e sua família.
    Uma boa semana.
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  10. Boa tarde de paz e saúde, querida amiga Sônia!
    Muito engraçadinho o que netos amados escreveram... Estamos vivendo uma guerra invisível onde não vemos o inimigo e faz muito medo a todos.
    Todo vai ficar bem se Deus quiser!
    Tenha dias abençoados longe do vírus impiedoso!
    Bjm carinhoso e fraterno de paz e bem

    ResponderExcluir
  11. O Céu estava de facto lindo… aliás, todos os dias está lindo e diferente…

    Vivemos uma guerra diferente e violenta e há que manter a serenidade possível…

    Gostei muito da partilha, abraço e boa semana, coragem

    ResponderExcluir
  12. Olá, Sonia, gostei muito do texto. Tranquilo. Bom para ler agora.
    Engraçado como pensamos coisas mais profundas quando acontece algo que nunca esteve nos nossos pensamentos. Estamos vivendo uma guerra sem conhecer o inimigo, sem saber onde capturá-lo e nem como nos defender. Na verdade supomos que estamos nos defendendo, a mínima vacilada, seremos alvejados. Uma insegurança total. Até quando ficaremos em quarentena? E depois, ao sairmos, ao tocarmos em mil coisas no supermercado, nas lojas, dentistas, a diarista... A coisa não vai acabar tão cedo, penso. Essa sua dúvida, até quando os alimentos vão durar, regime de guerra... eu também tive assim, tenho as coisas, mas não sei por quanto tempo... Quem diria que no século XXI passaríamos por isso? Uma bomba, talvez mais perto do que imaginamos.
    Beijo, cuidem-se! Daqui a um ano vamos comemorar a guerra vencida!

    ResponderExcluir
  13. Querida amiga,
    só agora pude ler seu texto.
    Sabe porque, né!?rsrs.

    Sabe Sônia, tem uma escritora que fala muito sobre o humor nós salvar. Já te falei sobre ela. A Leila Ferreira, que gosto muito.
    Esse bilhete, escrito com uma certa preocupação, esconde nele uma maneira de deixar mais leve toda essa situação. Muito sábia a sua filha, ou a pessoa que escreveu.
    Como diz a Leila, "o humor nós salvar, nos mantém de pé".

    Que você, querida amiga, passe por esses dias sendo cuidada pelo amor Divino de Deus.
    Beijos 🌹🌷

    ResponderExcluir
  14. Bom dia, Sônia
    As crianças são lindas, sempre nos ensinando. Olhar aquilo que encanta faz toda diferença, tirar a foto do céu trouxe esperança e vida. Vamos continuar orando e confiando em Deus. Bjs querida.

    ResponderExcluir
  15. Olá, Sônia, bom dia,

    Eu e meu marido tivemos um diálogo parecido aqui em casa, sobre... vamos lá, racionamento. Ele chegou das compras (tenho sido poupada dessa tarefaq por ter passado recentemente por tratamento que enfraquece um pouco o sistema imunológico).
    Ele disse: o supermercado está lotado, eu não me surpreenderia, se viermos a ter falta de produtos...
    Pois é, chegamos a esse ponto, de economia de guerra.
    A minha esperança é de que essa crise nos faça refletir sobre as coisas verdadeiramente importantes da vida. Que ela nos fortaleça e nos dê alguma sabedoria.
    (a foto do seu neto é linda, aqui em casa também temos o hábito de fotografar o céu, quando o percebemos com um aspecto especial, rsrs).

    Um beijo

    ResponderExcluir
  16. Que palavras escritas com tanta sabedoria.
    Cuidar dos nossos sempre com muito amor e coragem.
    Aplaudo a sua atitude.
    Um grande abraço recheado de esperança e oração.
    Megy Maia🌈

    ResponderExcluir
  17. Querida Sonia, começo por te agradecer todo o carinho no momento dificil que tenho passado. Depois, amiga, espero sinceramente que a solidariedade que se está a notar neste periodo tão grave, continue depois do virus e que o ser humano aprenda, de uma vez por todas, que é capaz de viver com muito menos , que é capaz de desperdiçar menos, de poluir menos É preciso poupar agora, mas, Amiga, sempre foi e nós somos consumistas em exagero. Tenho esperança de as mentalidades mudem para melhor. O céu do teu neto está lindo e, aprveitemos esta altura para ensinarmos às nossas crianças que há coisas muito mais bonitas e interessantes do que os tablets, os smartfones e a tav. Beijinhos, querida Amiga e muito obrigada. Gostei muito deste teu post
    Emilia

    ResponderExcluir
  18. Embora todos estejamos a lutar contra esse terrível inimigo, temos de olhar a vida como o seu neto, observar e partilhar, o que de belo que se encontra ao nosso redor. Esse céu encantou certamente os olhares dos pais.
    Fique bem, em segurança e que tudo corra bem consigo e com a sua família.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  19. Confiemos na criação que tudo sabe...
    Na medida do possível tenhas uma boa entrada de mês.

    ResponderExcluir
  20. As crianças, na sua sensibilidade... mostrando que estão bem atentas, a tudo o que se passa à sua volta... e realmente, estamos todos numa guerra, no momento, contra um inimigo invisível... mas que este tempo seja passado com a maior serenidade possível... e que este período possa ficar na memória, dos mais novos, sobretudo pelos laços dos afectos que puderam experienciar nesta altura... em que sair de casa, não seria uma boa opção...
    Maravilhoso e de facto imperdível, esse céu!... Seu neto estava 100% certo!
    Um beijinho grande, estimando que todos passem estes estranhos tempos, que no momento vivenciamos, da melhor forma possível!... Cuidem-se bem! Tudo de bom!
    Ana

    ResponderExcluir
  21. Um texto bem reflexivo, dentro dessa realidade vivida. O céu é lindo lindo, amei!
    Abraços fraternos!

    ResponderExcluir
  22. Lindo texto amiga! Como seu neto cresceu rápido! Bjs na alma

    ResponderExcluir
  23. Oi Sonia, que netos maravilhosos devem ser!
    pela sensibilidade e generosidade dele em querer registrar um momento especial para os pais...que Deus abençoe a todos!
    Feliz Páscoa!
    Bjs

    ResponderExcluir
  24. Acabei de publicar,podes ver! Obrigadão! bjs,chica

    https://ceuepalavras.blogspot.com/2020/05/ceus-para-as-mamaes.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Chica querida, já passei no seu espaço. Céus lindos por lá.
      Obrigada pelo carinho.

      Bjs

      Excluir