Quem sou eu

Minha foto
Porque somos feito as estações, sempre mudando...

segunda-feira, 24 de agosto de 2015

5º ENCONTRO

Neste encontro usamos uma fábula de Rubem Alves,que nos proporcionou várias reflexões em torno de dois sentimentos e suas nuances.
Ciúme e inveja.
O que os desperta em nós? 
Como saber reconhecer,aceitar e transformar? 
Como eles afetam quem sente e a quem lhes é direcionado? 
Foi um encontro muito rico,finalizado com entrega de uma rosa para cada uma e a leitura de um texto por uma participante,que de forma amorosa, compartilhou com todas nós.
Abaixo deixamos a fábula para reflexão. 
A PIPA E A FLOR
Um menino confeccionou uma pipa. Ele estava tão feliz, que desenhou nela um sorriso. Todos os dias, ele empinava a pipa alegremente. A pipa também se sentia feliz e, lá do alto, observava a paisagem e se divertia com as outras pipas que também voavam. 
Um dia, durante o seu vôo, a pipa viu lá embaixo uma flor e ficou encantada, não com a beleza da flor, porque ela já havia visto outras mais belas, mas alguma coisa nos olhos da flor a havia enfeitiçado. 
Resolveu, então, romper a linha que a prendia à mão do menino e dá-la para a flor segurar. Quanta felicidade ocorreu depois! 
A flor segurava a linha, a pipa voava; na volta, contava para a flor tudo o que vira. 
Acontece que a flor começou a ficar com inveja e ciúme da pipa. 
Invejar é ficar infeliz com as coisas que os outros têm e nós não temos; ter ciúme é sofrer por perceber a felicidade do outro quando a gente não está perto.
A flor, por causa desses dois sentimentos, começou a pensar: se a pipa me amasse mesmo, não ficaria tão feliz longe de mim... Quando a pipa voltava de seu vôo, a flor não mais se mostrava feliz, estava sempre amargurada, querendo saber com quem a pipa estivera se divertindo. Ficava emburrada. Exigia explicações de tudo.
E a pipa começou a ter medo de ficar feliz, pois sabia que isto faria a flor sofrer.
A partir daí, a flor começou a encurtar a linha, não permitindo à pipa voar alto. Foi encurtando a linha, até que a pipa só podia mesmo sobrevoar a flor. 
A pipa via, ali do baixinho de sobre o quintal as outras pipas lá em cima. E sua boca foi ficando triste. E percebeu que já não gostava mais tanto da flor como no início...
Esta história, segundo conta o autor, ainda não terminou e está acontecendo em algum lugar neste exato momento. 
Há três finais possíveis para ela: 
1 - A pipa percebeu que havia mais alegria na liberdade de antigamente que nos abraços da flor. Porque aqueles eram abraços que amarravam. E assim, num dia de grande ventania, e se valendo de uma distração da flor, arrebentou a linha, e foi em busca de uma outra mão que ficasse feliz vendo-a voar nas alturas... 
2 - A pipa ficou tão triste que resolveu nunca mais voar... 
- “Não vou te incomodar com os meus risos, Flor, mas também não vou te dar a alegria do meu sorriso”.
E assim ficou amarrada junto à flor, mas mais longe dela do que nunca, porque o seu coração estava em sonhos de vôos e nos risos de outros tempos.
A pipa nunca mais sorriu. 
3 - A flor, na verdade, era uma borboleta, que uma bruxa má enfeitiçou e condenou a viver fincada no chão! O feitiço se quebraria no dia em que ela fosse capaz de dizer não à sua inveja e ao seu ciúme, e se sentisse feliz com a felicidade dos outros. E aconteceu que um dia, por encanto, vendo a pipa voar, ela se esqueceu de si mesma por um instante e ficou feliz ao ver a felicidade da pipa. Esse encantamento aconteceu num belo dia de sol: a flor se transformou numa linda borboleta e as duas voaram juntas! 
imagem google

6 comentários:

  1. Boa tarde sonia
    Esta história vive acontecendo, é muito real só não me atrevo a escolher um dos fins para ela.
    beijinhos

    http://eueminhasplantinhas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Olá querida! Adorei a fábula! Como é gratificante ver quem agente ama feliz! A inveja e o ciúme são dois monstros que nos assusta sempre! Eu escolho o final 3.Feliz semana, beijinhos

    ResponderExcluir
  3. Eu creio que a inveja e o ciúmes andam sempre de mãos dadas!

    Bjussssssssss

    ResponderExcluir
  4. Nossa, que demais!!!! Um riquíssimo texto pra exemplificar tão bem dois sentimentos inerentes em todo ser humano, mas que temos que vigiar para que não prosperem. Amei, amei e lógico, o terceiro final é especial, ficaria com ele!

    Parabéns pelo encontro divertido.
    Abraços esmagadores,
    Márcia.

    ResponderExcluir
  5. Nossa, que demais!!!! Um riquíssimo texto pra exemplificar tão bem dois sentimentos inerentes em todo ser humano, mas que temos que vigiar para que não prosperem. Amei, amei e lógico, o terceiro final é especial, ficaria com ele!

    Parabéns pelo encontro divertido.
    Abraços esmagadores,
    Márcia.

    ResponderExcluir
  6. Linda fábula! Gosto muito de Rubem Alves, sempre muito sábio nas escritas. Ótima reflexão!
    A inveja e o ciúmes são irmãos e adversários, cada um na sua função, o ciúmes faz adoecer e a inveja leva ao óbito, um separa e o outro junta e leva. Dois sentimentos diabólicos.

    Um beijo!

    ResponderExcluir