Quem sou eu

Minha foto
Porque somos feito as estações, sempre mudando...

segunda-feira, 14 de abril de 2014

" ARTE DE SABER OUVIR"


O texto escolhido para este encontro foi " Escutatória"( Rubem Alves), para iniciar, fizemos uso da sabedoria indígena, com o "bastão falante"( artefato usado em muitas tribos de índios americanos durante  reuniões de conselhos, assegurando o direito de falar a quem segura o bastão).

Dessa forma, procuramos calar não apenas nossa palavra, mas também nossas murmurações interiores,e nos voltamos inteiramente ao ato escutar.Percebemos que que no  dia-a-dia não é  fácil ouvir sem julgar,sem querer dar nossa opinião,muitas vezes apenas ouvimos,mas não escutamos com compaixão,compreensão.
Percebemos também o quanto é importante ouvir a si próprio, fazer um reconhecimento interior dos nossos sentimentos,desejos, medos.

Sendo assim,esse encontro é um novo paradigma na nossa maneira de escutar, hoje com certeza cada uma de nós vai ouvir o outro de forma mais carinhosa ......e a si mesma,com o silêncio e amorosidade, que nossa alma necessita para falar de si. 


Então... Finalizo este post da mesma forma que finalizamos nosso encontro, com a frase  que carinhosamente nos foi compartilhada, enriquecendo assim, ainda mais nossa tarde.

" Aos outros dou o direito de ser como são,a mim, cabe  o dever de ser cada dia melhor"( Chico Xavier). 


Nenhum comentário:

Postar um comentário